Como Fazer Tulipas de Tecido

Como Fazer Tulipas de TecidoPara inovar na decoração da casa sem gastar muito ou procurar novos objetos artesanais para vender, uma ótima dica são as flores feitas de tecido. São super fáceis de fazer e deixam os ambientes alegres.

Materiais:

  • 2 pedaços médios de tecidos de estampas diferentes;
  • Bolinhas de isopor;
  • Palitinho de churrasco;
  • Fitas de cetim;
  • Linha de costura;
  • Agulha;
  • Tesoura;
  • Manta acrílica.

As instruções a seguir são para montar flores do tipo Tulipa. Para outros tipos, procure em sites artesanais.

1. Primeiro corte 4 retângulos para as flores e 8 para as folhas no tamanho desejado, o ideal é usar o tamanho de 12×8, mas isso varia, de acordo com o tamanho de flores que você deseja. Escolha dois tecidos diferentes, um para a flor e outro para as folhas.

2. Pegue um palito daqueles de churrasco, e encape ele com uma fita de cetim, de acordo com a sua preferência.

3. Corte a bola de isopor pela metade e espete no palito de churrasco.

4. Para as folhas: coloque dois retângulos um sobre o outro (com o lado direito virado para dentro) e risque no tecido o desenho de uma folha. Passe uma costura sobre o risco ou faça pontos de alinhavo. Desvire a folha para o lado direito e, se quiser faça uma costura nas beiradas para dar melhor acabamento.

5. Para as flores: dobre o retângulo ao meio e costure as beiradas na máquina ou faça pontos de alinhavo pelo avesso.

6. Passe o cabo da flor pelo meio do retângulo (ainda pelo avesso). Em seguida use a agulha e linha para alinhavar o tecido e prendê-lo abaixo da bola de isopor.

7. Coloque um pouco de manta acrílica ao redor da bola de isopor para deixar a flor mais “bonitinha”. Em seguida, vire o tecido para cima.

8. Na parte de cima não precisa fazer acabamento, apenas vire as bordas para dentro (cerca de 1 cm). Preencha a parte de cima com mais manta acrílica.

9. Feche a tulipa dando um pontinho de lado a lado como mostrado. Faça o mesmo pelo outro lado. Se quiser pode pregar uma miçanga ou pérola no centro.

10. Coloque o cabo da flor sobre a folha e passe um pouco de cola quente (ou cola branca) para firmar e fechar a ponta da folha.

11. Agora,  faça o mesmo para montar as outras tulipas. Faça quantas quiser!