Como Fazer Tricot

Como Fazer TricotNo mundo corrido de hoje, a volta de um hobby produtivo e calmo como o tricô é uma agradável surpresa. No entanto, a nova geração de tricoteiros não se parece em nada com as imagens de antigamente, não compará-los com o homem da Idade Média tricotando em seus aposentos para ajudar a manter a pressão arterial ou uma criança aprendendo a tricotar na escola para melhorar coordenação de mãos e olhos. Se você quer entrar na onda do tricô, esse passo a passo desenvolvido para iniciantes vai iniciá-lo nessa arte. Existem muitos pontos, mas iremos começar com o ponto de tricô. O objetivo dessa aula simples é te ensinar o básico para fazer a base, tricotar uma carreira e arrematar o trabalho. Aprendendo isso você poderá começar a tricotar qualquer modelo básico.

1. Faça seu novelo de lã

A maioria das lãs veem em um tubo que não é muito conveniente para tricotar. Por isso, seu primeiro passo antes de começar a tricotar deve ser fazer um novelo de lã.

2. De uma volta na ponta da linha

A ponta maior da lã (aquela que está no novelo) precisa passar por cima da ponta menor. Pegue a voltinha que ficou para cima e puxe-a para o lado até que fique em cima da lã.
3. Pegue a lã através do círculo formado

Puxe a lã através do circulo. Não puxe demais, não deixe que a ponta da lã passe pelo círculo.  Aperte o nó com força sem desfazer a laçada que ficou em cima. Passe uma agulha de tricô pela laçada. Puxe a ponta para prender o nó na agulha.

4. Base

Para fazer a base, você acrescenta mais pontos de base à sua agulha. Há várias maneiras de fazer isso, mas as laçadas por trás mostradas aqui são perfeitas para os iniciantes, pois são fáceis e permitem que você comece a tricotar mais rápido.
Segura a agulha com o nó ajustável na sua mão direita. Jogue a lã de trabalho, a ponta que vem do novelo, por trás da sua mão esquerda e sobre a palma da mesma mão. Mantenha a ponta da lã, a parte menor que está solta, fora do seu caminho por enquanto. Coloque a agulha por baixo da lã que está na sua palma. Tire sua mão da lã e lá vai estar uma laçada formada ao redor da sua agulha de tricô. Aperte essa laçada puxando a lã de trabalho. Você acaba de dar seu primeiro ponto.
5. Repita esse processo

Usando sua mão e a lã até que você tenha montando todos os pontos que precise. Cada vez que você faz esse processo você está dando um ponto. O nó ajustável do primeiro passo conta como o primeiro ponto e cada laçada que você faz é mais outro ponto. Mantenha as laçadas viradas para cima e com uma distância uniforme uma das outras, não deixe que elas enrolem, pois isso dificultará na hora de tricotar. Você também deve fazer as laçadas frouxas, se estiverem apertadas será difícil de tricotar.

6. Pontos de Tricô

Há vários pontos que você pode fazer para tricotar, o ponto tricô é apenas um deles. Você também pode fazer o ponto meia, por exemplo. Mas como você tem que começar aprendendo por algum, vamos começar com o ponto tricot. Segure a agulha com os pontos na sua mão esquerda e a sem os pontos na sua mão direita. Você pode enrolar uma volta da lã no seu dedo médio. Desse jeito você vai manter a lã atrás do trabalho. Insira a agulha sem ponto por baixo da frente da primeira laçada (a mais perto da ponta da agulha) e empurre a agulha para dentro assim a agulha da direita ficará atrás da agulha da esquerda. Certifique-se que a lã de trabalho, a ponta que vem do novelo, esteja por trás das agulhas. Segure a lã de trabalho (não segure aquela ponta solta) e enrole-a em volta da agulha da direita em sentido anti-horário, dessa forma a lã vai ficar entre as duas agulhas. Enrole a lã de trás para frente.
7. Olhe entre as duas agulhas

Você vai ver dois laços criados pela lã no meio. Manobre a agulha da direita para cima e para baixo para posicioná-la por cima da laçada esquerda.

8. Espete a agulha da direita através da laçada esquerda pela frente da agulha da esquerda

Faça isso devagar para ter certeza que o ponto não vai escapar da agulha. Se você não estiver olhando por cima das agulhas, mas de frente para elas, o processo vai parecer um pouco diferente. Comece puxando a agulha inserida para fora da laçada, certifique-se de que a lã que você enrolou em volta da agulha não escape. Ajuda se você segurar a lã firmemente, assim a laçada se mantém presa em volta da agulha.
9. Agora que você tem um ponto novo, tire o ponto antigo

Segure o ponto não tricotado na agulha esquerda com a mão esquerda e traga a agulha direita com o ponto tricô para cima e para fora da agulha esquerda. Se o resultado for um nó na sua agulha da direita você tricotou corretamente.

10. Arremate

Fazer o arremate para terminar sua peça. Isso também é conhecido como fechamento e irá transformar suas atuais laçadas em um arremate firme de uma peça de tricô. Passe a ponta cortada através da laçada e puxe com força. Você pode cortar a ponta que sobrou. Ou, para um resultado mais profissional, costure o final com uma agulha grossa.