Como Fazer Trabalho Científico

Como Fazer Trabalho CientíficoTodo trabalho científico induz que por trás de cada informação que ele fornece, há uma pesquisa realizada antecipadamente e com uma determinada metodologia que pode comprovar cada um dos fatos. Portanto, se você pretende apresentar um trabalho científico, tenha em mente estes seguintes passos: uma hipótese, uma metodologia de pesquisa que possa comprovar a sua hipótese e as suas conclusões escritas, que será estritamente seu trabalho científico. Vamos explicar cada uma destas etapas neste artigo que lhe mostrará como fazer um trabalho científico. Veja.

1. O levantamento da hipótese. Uma hipótese é a pergunta que fazemos sobre aquilo que se quer descobrir. É a pergunta chave. Por exemplo: Você gosta muito de pássaros e gostaria de descobrir algo sobre eles, como a maneira como eles voam. Se não existe algum artigo, trabalho ou pesquisa que discuta a forma de voo dos pássaros, ou qualquer outro lugar em que você possa encontrar a resposta para a sua pergunta, você tem aí uma hipótese para começar o seu trabalho científico.

2. A pesquisa. Depois de levantada sua hipótese, você já pode dar início à sua pesquisa, a partir de uma metodologia. Vamos voltar ao exemplo dos pássaros: Para descobrir como se dá o seu voo, você terá que utilizar alguns métodos para chegar a alguma conclusão que possa ser comprovada. Estes métodos deverão ser reconhecidos por aqueles que também pesquisam sobre assuntos da sua mesma área de interesse. Seguindo com os métodos escolhidos para responder à sua pergunta – hipótese, você chegará a uma conclusão. Esta será o seu trabalho científico.

3. O trabalho Científico. Parabéns, seguindo as etapas acima você chegará ao final do seu trabalho científico. Você desenvolveu uma hipótese, escolheu uma metodologia para descobrir uma resposta, e agora deve escrever as suas conclusões. Estas conclusões devem conter todas as etapas de sua pesquisa. Desde o porquê da sua hipótese até os processos ao qual você passou em sua metodologia para se chegar a uma resposta. Cumprindo estas etapas, você terá um trabalho científico.