Como Fazer Tomate Seco

Como Fazer Tomate Seco

Normalmente, a ideia de alimentos secos não traz à mente uma refeição espetacular. No entanto, uma quantidade relativamente pequena de tomates secos dá um toque gourmet e uma explosão de sabor em uma variedade de receitas. Fácil de fazer, armazenar e usar em casa, este é um item que você pode querer considerar ter em sua despensa. O processo básico de fazer tomate seco é bastante fácil. A maioria prefere começar com tomates de tipo italiano, já que há menos sementes e uma maior proporção de carne, mas você pode usar qualquer tipo de tomate, incluindo o tipo cereja.

Fevereiro é período de safra de tomates. Em dias de verão quando você muitas vezes diz: “que forno está lá fora!”, use esse “forno” natural para secar os tomates, ou se preferir, uso o forno na cozinha.

1. Seque o tomate ao sol. Basta cortar os tomates em quatro partes iguais, se forem grandes, ou ao meio se forem pequenos, colocar uma grelha sobre um tabuleiro fundo e os tomates sobre a grelha, polvilhe ligeiramente com sal e ervas,  e coloque no sol quente até secar. Dependendo das suas condições de tempo, isso pode demorar de quatro dias a duas semanas.

Cubra os tomates com uma gaze levantada de modo que não toquem os tomates, isso é para manter os tomates livres de qualquer inseto e para uma ventilação adequada. Você também vai precisar colocá-los para dentro durante noite, para que o orvalho da noite não estrague a secagem. Planeje em 10 tomates padrão para obter mais ou menos 30 gramas de tomates secos.

2. Seque os tomates no forno. Pré aqueça o forno a 100 graus C ou a configuração mais baixa possível. Retire as prateleiras do forno. Corte e descarte as extremidades dos tomates. Corte os tomates ao meio verticalmente. Colocá-los com o corte virado para cima, lado a lado e transversalmente nas grelhas do forno. Não deixe os tomates tocar um ao outro.

Polvilhe levemente com sal grosso. Asse até que os tomates tornem-se enrugados e com aparência seca. Isso levará de 6 a 12 horas. Cheque os tomates ao longo do tempo: eles devem permanecer bastante flexíveis. Uma vez seco, remova os tomates do forno e deixe esfriar completamente. Tomates menores secarão mais rapidamente do que as maiores. Remover cada tomate do forno, à medida que forem secando.

Dica: você pode guardá-los em potes de vidro adicionando azeite e pedaços de alho.