Como Fazer Tirinhas

As tiraComo Fazer Tirinhass estão presentes no nosso dia a dia de forma surpreendente. São piadas rápidas e contadas com poucos quadrinhos que falam dos mais diversos assuntos e estão presentes em muitas revistas, praticamente todos os jornais que circulam no país e a cada momento ficam ainda mais populares na internet através das redes sociais. Mesmo se você não sabe desenhar, pode fazer uma tirinha, pois o mais importante nela é a narrativa. Aqui você vai aprender todo o processo necessário de como fazer tirinhas.

  1. Entendendo a narrativa de uma tirinha. Lembre-se que deve existir um motivo para uma história ser contada em forma de tira. Muitas vezes algumas tiras se resumem a um diálogo entre dois personagens que poderiam ser qualquer coisa. Lembre-se que a tira te dá recursos a mais do que as palavras e pode até mesmo ser feito sem palavra nenhuma, como fazia o grande quadrinista Sérgio Aragonés.
  2. Criando personagens. Algo que facilita muito a leitura de uma tira é os personagens sere bem construídos. Por exemplo, com a leitura de algumas tiras todos conseguem perceber que o gato Garfield é comilão e preguiçoso. Assim, é possível que o autor faça tiras muito simples usando essas características, pois ele não precisará dar essa informação em cada tirinha.
  3. Criando um esboço. Primeiro faça de forma grosseira um esboço que dividirá sua história em quadrinhos, mostrando nelas a posição de personagens e objetos e as suas falas, caso haja. Lembre-se de já delimitar no esboço o espaço necessário para as falas do personagens, de forma que fiquem escritas de forma legível e bem justificada!
  4. Fazendo a tira definitiva. Normalmente os artistas fazem os desenhos bem maiores do que o tamanho que vemos, pois assim há maior riqueza de detalhes. Primeiro eles desenham os quadrinhos, conforme previstos no esboço. Depois fazem os 3 desenhos em grafite, com as correções na borracha. Depois basta passar a tinta definitiva por cima das linhas de grafite, fazendo a chamada “arte final”. Caso o quadrinho seja colorido, ele pode ser colorido a mão ou no computador.