Como Fazer Tilápia no Forno

Como Fazer Tilápia no FornoA tilápia é um peixe de carne branca que absorve o sabor muito bem e é relativamente fácil de preparar. Veja como prepará-lo no forno.

Você vai precisar de:

  • 5 filés de tilápia
  • 2 colheres de sopa (30 ml) de suco de limão
  • 1 colher de sopa (15 ml) de manteiga ou margarina derretida
  • Sal a gosto
  • 1/2 colher de chá (2,5 ml) de pimenta preta
  • 1/4 de copo (60 ml) de queijo parmesão ralado (opcional)

Modo de preparo:

1. Pré-aqueça o forno a 190 graus Celsius. Prepare uma assadeira rasa, forrando-a com papel alumínio. Você também pode pulverizar a assadeira com óleo de cozinha antiaderente ou forrá-la com papel manteiga. Escolha uma fina folha de alumínio e de alta qualidade para minimizar as probabilidades de o sumo do limão ácido reaja com o alumínio.

2. Lave os filés. Lave todos os filés de tilápia em água fria e corrente. Delicadamente seque-os, batendo os filés contra um papel toalha limpo. Certifique-se de que os filés estejam completamente secos.

3. Em uma tigela misture o suco de limão, o sal e a manteiga derretida. Misture muito bem os dois ingredientes, até que eles pareçam uma coisa só. É melhor usar manteiga a margarina para esta receita, uma vez que ela irá ajudar o peixe a ficar dourado dentro do forno. Para um sabor de limão mais forte, você pode acrescentar mais 30ml de suco de limão ou mais 3 colheres de sopa.

4. Transfira os filés para a assadeira. Coloque a tilápia na folha em uma única camada, espaçadas uniformemente.

5. Tempere a tilápia. Despeje a mistura da manteiga, sal e suco de limão sobre os filés, espalhando-o uniformemente. Polvilhe a tilápia com a pimenta preta. Se desejar, você pode adicionar outros temperos a tilápia, neste momento. Sabores que complementam o sabor do limão incluem cebola,  alho, salsa, manjericão e orégano. Para pós concentrados, como pó de alho ou cebola em pó, não utilize mais do que 1/4 de colher de chá (1,25 ml). Para ervas secas use 1 colher de chá (5 ml), ou frescas 1 colher de sopa (15 ml).

6. Asse os peixes. Nesta temperatura, a tilápia deve ficar pronta em cerca de 30 minutos. Se desejar, você pode adicionar o queijo parmesão para os peixes durante os últimos 5 a 10 minutos.

7. Sirva quente. A tilápia assada deve ser servida quente do forno.