Como Fazer Tilápia Grelhada

Como Fazer Tilápia GrelhadaA tilápia é um peixe de carne branca que absorve o sabor muito bem e é relativamente fácil de preparar. Veja como prepará-la grelhada.

Você vai precisar de:

  • 5 filés de tilápia
  • 2 colheres de sopa (30 ml) de suco de limão
  • 1 colher de sopa (15 ml) de manteiga ou margarina derretida
  • Sal a gosto
  • 1/2 colher de chá (2,5 ml) de pimenta preta
  • 1/4 de copo (60 ml) de queijo parmesão ralado (opcional)

Modo de preparo:

1. Lave seus filés de tilápia. Remova qualquer resíduo pegajoso dos filés em água corrente. Em seguida deixe-os completamente secos, usando toalhas de papel limpas.

2. Tempere seus filés. Pegue o suco de limão, a manteiga, a pimenta preta e o sal. Misture todos os ingredientes em um prato pequeno. Você também pode adicionar outros temperos, como ervas picadas ou cebola em pó, se desejar.

3. Pré-aqueça uma frigideira antiaderente. Coloque um fio de azeite, se desejar, e deixe em fogo médio. Deixe a frigideira aquecer por em média 5 minutos. A tilápia tem um menor teor de gordura do que carne, aves e alguns peixes, por esse motivo não vai produzir muita gordura derretida.

4. Coloque a tilápia na panela já aquecida. Coloque os filés na frigideira uma única camada. E opte por não encher essa frigideira. Coloque no máximo 2 files por vez.

5. Grelhe os filés de tilápia de 5 a 10 minutos, virando-os apenas uma vez. Quando fizer 5 minutos de um lado, vire-os e continue a grelhar. Usar uma espátula de peixe ou de outra espátula plana, resistente ao calor, para virar o peixe. Não use pinças ou garfos, uma vez que seu peixe pode quebrar.

6. Quase no final do cozimento polvilhe a tilápia com queijo parmesão e continue a grelhar. Após polvilhar os filés com o queijo, os asse por mais 2 minutos ou até o queijo derreta e doure ligeiramente. O queijo parmesão é totalmente opcional. Se você não usá-lo, não alterará a receita.

7. Não sirva o peixe assim que sair do fogo. Deixe-o esfriar um pouco, por 2 ou 3 minutos, antes de servir.