Como Fazer Tijolo Ecológico

Como Fazer Tijolo EcológicoNesta época em que, finalmente, estamos nos preocupando excessivamente com o meio ambiente que nós mesmos estragamos, nada melhor do que utilizar de recursos naturais para fazer o que precisamos. É o caso deste post que lhe ensinaremos a como fazer tijolo ecológico.

1. Teste o solo. A primeira parte no processo de fazer o tijolo ecológico é que você faça um teste no solo para o tijolo ser feito. Primeiro você deve secar uma pequena quantidade de solo que estará peneirado e que será testado. Pode-se fazer isso com uma pequena panela, não sendo necessários mais do que duzentos gramas de solo para o teste. Se seu solo já estiver bem seco, esta etapa torna-se desnecessária.

2. Segunda parte do processo. Depois de secar o solo, você pode verificar isso a partir do momento em que não solta mais fumaça na panela, espere esfriar e ponha-o em uma balança digital e retire cem gramas. Reserve. É importante observar que se seca o solo, para fazer o teste, porque se pesar ele molhado ou úmido não irá ter uma leitura precisa do teor de areia e de argila que têm no solo.

3. Preocupação com o peso. Antes de você colocar a terra na balança é importante que verifique se ela está medindo cem gramas. Se ela realmente estiver pesando isso, você irá observar que a balança medirá cerca de cento e quarenta e cinco gramas, sendo as quarenta e cinco gramas o peso da própria vasilha. Então, para ter cálculos precisos, não se esqueça de antes pesar a vasilha vazia.

4. Fabricando o tijolo. Agora chegou o momento crucial, a fabricação do tijolo ecológico. Para fabricar o tijolo você deve peneirar, misturar e moer todos os componentes, depois de ter feito isso você deve prensá-lo em uma forma. Após tirar os tijolos da fôrma ou prensa, devem ficar um dia descansando. Depois são molhados num tanque e aguardam setes dias na secagem até poderem ser utilizados nas construções.