Como Fazer Textura em Paredes

Como Fazer Textura em ParedesTodos nós, eventualmente, acordamos com aquele espírito de mudança. Você já não quer mais as mesmas flores na casa e a pintura lhe parece muito sem graça. Uma ótima opção para esses momentos é a textura em parede. Essa é uma técnica bastante simples e que pode dar um ar divertido ou sofisticado em seus cômodos, dependendo do seu objetivo. O mais legal dessa técnica é que não precisa ser um grande especialista, você mesmo pode realizá-la utilizando de alguns materiais que você tem a mão em casa e outros que facilmente serão encontrados em uma loja de materiais de construção.

 Materiais necessários

- Lixa de número 120;

- Textura Acrílica ( Ex:. Eucatex textura acrílica lisa);

- Selador Acrílico (Ex:. Eucatex selador acrílico);

- Fita Crepe;

- Desempenadeira de aço;

- Desempenadeira de plástico ;

- Espátula;

Como Fazer Textura em Paredes

1 -Preparando a superfície

Pra que sua textura dure bastante tempo e seja bonita é preciso ter um cuidado especial com a parede onde ela será colocada. Essa parede deve estar lisa e uniforme. Para obter essa uniformidade se utilize da espátula e da lixa, tirando qualquer eventual bolha, ou parte solta da tinta.

2- Delimitação da área

Para que a textura saia exatamente como você planejou, delimite a área desejada com a fita crepe. Isso vai proteger o restante da parede de manchas de tinta ou massa, além de dar um belo efeito por deixar as extremidades da sua textura muito bem definidas.

3-Aplicação da textura

Com a espátula aplique a textura acrílica, em seguida, com o auxílio da desempenadeira,  alise e torne uniforme a distribuição da textura pela superfície da parede.

 

 4-Dando o efeito

Como Fazer Textura em ParedesA desempenadeira de plástico é própria para textura, dessa maneira existem diversos modelos diferentes para os mais diversos tipos de textura desejada. Entretanto você pode usar materiais que já tenha em casa para conseguir efeitos bastante interessantes, como pode ser observado nas imagens desse artigo.

Com a ajuda de um pente de plástico, por exemplo, você pode conseguir o efeito ao lado. Basta passa-lo pela textura uniforme, anteriormente aplicada, alternando entre movimentos horizontais e verticais.

Note que os passos 3 e 4 devem ser feitos alternadamente. Você passa a textura, alisa e dá o efeito. Depois na parte seguinte você  passa novamente a textura, alisa e dá o efeito. Se você fizer tudo de uma vez provavelmente a textura vai secar antes que você possa dar o efeito.

5- Acabamentos finais

Após a secagem da textura (leia o tempo necessário de secagem na embalagem da textura acrílica), aplique o selador acrílico sobre toda a superfície, espere secar e estará pronta a sua textura.