Como Fazer Tabelinha

Como Fazer TabelinhaTabelinha é um método para a mulher conhecer e calcular seu período fértil. Pode ser usado com método contraceptivo, mas não é muito indicado. Funciona mais com mulheres que querem engravidar do que com que as não querem.

O período fértil é quando a mulher está ovulando, ou seja, está no momento propício para engravidar. Esse artigo traz as informações e orientações necessárias para você conhecer melhor a Tabelinha.

1. Para ser um adepta da Tabelinha você deve manter o registro das datas e duração de cada ciclo menstrual que ocorreram por 8 a 12 meses.

2. Para fazer o cálculo de seu período fértil, você deve contar 14 dias da data de início de seu último ciclo menstrual, e a partir daí conclua que você estará ovulando entre dois dias antes e dois dias depois desta data.

3. Para você entender melhor, vamos pegar como exemplo a imagem acima:

A calculadora da ovulação estimou o dia 8 como sendo primeiro dia fértil e o 19 como último dia fértil para uma mulher cujo menor ciclo menstrual é de 26 dias e o maior de 29 dias. Desta forma, nas relações sexuais sem proteção entre os dias 8 e 19 do ciclo menstrual haveria risco de engravidar.