Como Fazer Sushi

Como Fazer SushiA culinária oriental veio para ficar. Quando nos deparamos pela primeira vez com seus ingredientes, agimos com estranheza, mas passado o preconceito inicial, começamos a saborear essas delícias. Acontece que os preços muitas vezes são elevados, então nada melhor que aprender uma receita de sushi econômico pra não ficar de fora!

1. Ingredientes. 300 gramas de salmão ou kani, 2 copos de arroz tipo japonês, 6 folhas de nori (algas, facilmente encontrada em casas de produtos orientais ou hipermercados), 1 xícara de requeijão ou maionese, 1 xícara de vinagre de arroz, 1 colher de sal, 2 folhas de alface, 1 cenoura cortada em pequenas tiras, 1 colher de sakê de cozinha. Shoyo a gosto.

2. Preparando o arroz. Coloque o vinagre, o sal e o sakê em uma panela até ferver. Adicione o arroz, lavado delicadamente e para cada medida de arroz, uma medida de água. Tampe a panela e deixe cozinhar por 8 minutos.  Verifique se o arroz não está brilhante, caso esteja, cozinhe mais um pouco. Desligue o fogo e aguarde 10 minutos, com a panela ainda tampada.

3. Montando o sushi. Na mesa, disponha as algas abertas e recheie com arroz, use as mãos molhadas com água para não grudar. É importante delicadeza para não desmontar.

4. Recheie. Sobre o arroz, coloque o peixe escolhido, uma tirinha de alface, cenoura e maionese, se desejar.

5. Enrole. Enrole a alga e corte em cubinhos com uma faca sem serra ou uma espátula. Coloque o shoyo e sirva-se. Bom apetite!