Como Fazer Sushi Passo a Passo

Como Fazer Sushi Passo a PassoA culinária japonesa está cada vez mais em alta com a população brasileira. Todo mundo já deve ter experimentado, pelo menos uma vez, o sushi, o temaki, o sashimi, ou qualquer outra iguaria da culinária japonesa. É claro que o gosto é uma pouco diferente por não conter muito temperos no arroz e ela ser considerada na maior parte uma comida crua. No entanto, quem aprecia este tipo de comida é muito saboroso. E aqui vamos ensinar como você pode fazer o prato mais conhecido que é o sushi. Não é muito difícil, mas demanda um pouco do seu tempo.

1. Ingredientes para preparar o seu sushi. Primeiramente iremos mostrar os ingredientes para o arroz e para o seu tempero. Você irá precisar de duas xícaras de arroz japonês e duas xícaras de água e para o seu tempero será necessário meia xícara de vinagre japonês para sushi, uma xícara e meia de chá de açúcar, meia colher de café de sal e uma colher de café de Ajinomoto. Já para o recheio será preciso uma xícara de chá de água, ¾ de xícara de chá de açúcar, ¼ de xícara de chá de shoyu, um saquinho de hondashi, uma cenoura cortadas em tiras compridas, vagem e gengibre em conservado cortado em tiras e o pacote de nori, para realizar a montagem do seu sushi.

2. Modo de preparo do sushi. Coloque o arroz e a água em uma panela e deixe ferver e quando isso ocorrer, mexa bem e abaixe um pouco o fogo. Enquanto o arroz estiver cozinhando prepare o tempero que será colocado no arroz. Misture tudo em uma tigela e vá colocando aos poucos no arroz já cozido e no final separe um pouco do tempero para fechar os sushis. Já as verduras, menos o gengibre, deverão ser cozidas em uma outra panela separada e deixe-as escorrendo.

3. Montagem do sushi. Agora que todos os ingredientes ficaram prontos, basta você montar o seu sushi. Com a ajuda da esteira que é própria para enrolar sushi, coloque o nori com a parte que brilha virada para dentro. Coloque um pouco de arroz, que deverá estar frio, coloque duas tiras de cenoura, duas tiras de vagem e algumas tiras bem fininhas de gengibre. Mas, lembre-se de deixar dois dedos de nori não preenchido com arroz e nesta parte coloque o tempero que você havia separado lá no começo. Agora que já está recheado, enrole o nori da parte onde não tem arroz até a parte que tem o arroz para que ele crie uma aderência e fique grudado. Retire a esteira e corte os sushis com cerca de dois centímetros de espessura.

Seu sushi está pronto para ser consumido. Você também pode trocar o recheio de verdura por salmão, alface, atum, maionese, wasabi, manga e pepino. Basta depender do seu gosto e da sua criatividade para fazer o seu sushi.