Como Fazer Suflê

Como Fazer SuflêEmbora ingredientes variam, as constantes de suflês são molho, gema de ovo, clara de ovo batida e um aroma ou purê (como marisco, vegetais ou frutas). A única coisa que faz com que o suflê fique fofo são as claras de ovo batido. Quando as claras são expostas ao calor do forno, os glóbulos expandem-se e dão aquela textura macia ao suflê. Agitação contínua do molho garante cremosidade. Se você quer aprender como fazer um suflê, seguir as dicas abaixo.

Evite correntes de antes de remover um suflê do forno. Não abra o forno durante o cozimento. Se a aparência do suflê é importante pra você, servi-lo imediatamente – a forma alta do suflê desaba em alguns minutos depois dele ser retirado do forno. Você pode usar uma espátula de borracha bem larga para manusear as claras. A coisa importante para fazer um suflê é encher a forma completamente, (a menos que a receita tenha outras direções) com a mistura de suflê antes de assar, não bater as claras demais ou de menos; as claras em neve devem estar brilhantes. As variações são encontradas em quase todos os livros de receitas.

Como fazer um suflê básico:

Suflê  básico

4 ovos
3 colheres de manteiga
3 colheres de sopa de farinha
1 xícara de leite
sal e pimenta
1/4 colher de chá de creme tártaro

Separe os ovos. Derreta a manteiga em uma panela grande e junte a farinha. Cozinhe por 1 ou 2 minutos, então, gradualmente adicione o leite. Cozinhe, mexendo sempre, até engrossar. Adicione o queijo e vegetais se usando uma variação. Tempere a gosto com sal e pimenta e adicione as gemas uma a uma. Retire a panela do fogo e deixe amornar. Bata as claras até espumar, acrescente o creme de tártaro e continue batendo até que as claras estejam firmes e brilhantes, em seguida, adicione as claras cuidadosamente ao creme base. Unte o recipiente e polvilhe com farinha de rosca. Leve ao forno médio (pré aquecido).

O suflê esta pronto quando ficar dourado e bem ‘inflado’.

Dicas para fazer suflês perfeitos:

Retire os ovos do frigorífico, separe as gemas das claras e deixe  repousar durante pelo menos 1 hora antes de iniciar o suflê. Os ovos são mais fáceis de separar quando frios, mas as claras ganham maior volume à temperatura ambiente.

Certifique-se de bater as claras em uma tigela perfeitamente limpa e seco. O mínimo de gordura, umidade ou gema de ovo vai arruinar a consistência das claras.