Como Fazer Suco de Tamarindo

Como Fazer Suco de TamarindoO suco de tamarindo ou tâmara que ficou muito famoso no programa de televisão mexicano Chaves (segunda foto) é na verdade uma iguaria muito simples de ser preparada, porém requer um pouquinho de paciência, por o tamarindo ser um legume (sim, apesar de conhecermos como fruta, o tamarindo é uma vagem, portanto, legume) muito duro, o tempo de molho dura um dia inteiro antes do preparo do suco.

Ingredientes:

  • 1kg de tamarindo cru;
  • 1l de água;
  • Açúcar a gosto.

Modo de preparo:

  • Primeira etapa – esta primeira etapa consiste no molho da tâmara para que amoleça e solte a semente, para depois reservar a polpa congelada, porém você pode optar por cozinhar o tamarindo antes do preparo do suco, para acelerar o processo.

Descasque todas as vagens e coloque em uma tigela com água de molho de um dia para o outro, ou cozinhe até que fique mais macio. Bata em pequenas quantidades no liquidificador, sem que triture muito, apenas até que solte a semente. Coe a polpa e reserve em um recipiente para o preparo do suco na segunda etapa, ou se preferir reserve esta polpa congelada para o preparo em outra ocasião. Como Fazer Suco de TamarindoAtente-se para o prazo de validade, pois após a polpa exposta, mesmo congelada deve ser consumida em uma semana.

  • Segunda etapa – agora iremos fazer o suco com a polpa de tamarindo já preparada na primeira etapa.

Prepare como se estivesse fazendo suco de polpa congelada dessas que se compra no mercado. Apenas bata a polpa com água e já com açúcar a gosto.

O suco de tamarindo é muito utilizado para exploração das suas propriedades laxantes e, por tratar muito bem dos males do intestino, é recomendado também para o tratamento da prisão de ventre.