Como Fazer Stencil

Como Fazer StencilO stencil ou estêncil é uma técnica de pintura de imagens monocromáticas (de apenas uma cor) nas mais variadas superfícies através de um molde vazado, preso momentaneamente ao local e aplicação de tinta. Essa técnica, após se desenvolver no decorrer dos anos, ganhou bastante notoriedade através do grafitti de rua, apesar de ser usada na sua essência para o artesanato e moda.

Para aplicar o stencil sobre uma superfície plana, você precisa de tinta para ser aplicada com pincel ou em jet (spray) e um molde.

Portanto, primeiramente, vamos fazer um bom molde. Seu molde precisa ser seguro, à prova de água e ter uma certa transparência, para que você possa copiar um desenho, caso você não seja desenhista, portanto, não pode ser papel ou papelão.. Recomendamos placas de raio-x usadas. Nste material você pode desenhar, por ser transparente e cortar, por não ser tão duro.

Escolha um desenho impresso ou na tela do seu computador e reproduza-o sobre a placa com uma caneta piloto, dessas que se usa pra escrever em CD. Feito isso, recorte a placapor dentro do desenho, de maneira que a placa mantenha o seu formato original e apenas o desenho apareça vazado.

Agora que você já tem o seu molde, escolha uma cor para a pintura e fixe o molde sobre a superfície com uma fita adesiva. Aplique a tinta nas passagens vazadas do molde que formam o desenho. Tinta spray irá facilitar o seu trabalho.

Leia nas instruções da embalagem da tinta o tempo necessário para a secagem e respeite este tempo ainda com o molde fixado na superfície. Se você retirar o molde antes de a tinta secar, a mesma pode escorrer, estragando o seu desenho. Caso seja proposital, retire o molde antes de secar.

Após retirar o molde o seu stencil já estará pronto.