Como Fazer Sapatinhos de Crochê

Como Fazer Sapatinhos de CrochêVai chegando o inverno e muitas mães têm uma preocupação em comum: proteger os filhos do frio.

É nesse momento em que todo tipo de acessórios surgem para esquentar os pequeninos. São agasalhos, malhas, cachecóis, luvinhas e sapatinhos, tudo feito de lã.

A lã é ótima para esse tipo de roupa, pois ela de fato protege a criança do vento e isola a pele das baixas temperaturas.

Podemos considerar os sapatinhos como um dos principais itens das roupas que a criança deverá usar, pois são eles que vão proteger os pés do bebê do frio, estela ele no colo ou dando pequenos passos no chão.

Com os sapatinhos, com certeza ele não ficará resfriado, muito menos doente por falta de cuidado.

Além de tudo, é muito fácil fazer estes sapatinhos. Se você já sabe fazer crochê, vai tirar de letra o processo para fazer o sapatinho. Se ainda não sabe, rapidamente vai aprender, ainda mais por que este não é um trabalho que demanda muito tempo.

Para fazer, você vai precisar dos seguintes materiais:

Um novelo de lã na cor favorita;

Uma agulha de crochê (a mesma usada para fazer tapetes de barbante).

 

1. Agora é hora de por a mão na massa. Inicie fazendo 12 correntinhas, mais 3 para virar. Crie uma carreira de altos pontos, de forma que o primeiro deve ser no quinto elo da corrente.

2. Na hora que chegar ao ponto final da carreira, faça 8 pontos altos no último elo. Depois, faça mais 12 altos pontos.

3. Assim, você notará que o seu trabalho começará a ficar oval e as carreiras darão voltas sobre as correntes que fez no começo do trabalho.

4. Feche a primeira carreira com um ponto baixíssimo; Faça 3 correntinhas para subir para a carreira de cima e, em seguida, 9 pontos altos. Faça dois pontos altos em cada ponto base por 8 vezes, pois nesse ponto para dar a volta você precisará aumentar a altura da trama. Faça mais 9 pontos altos e, em seguida, mais 2 pontos altos até completar a segunda carreira. Feche com ponto baixíssimo.

5. Faça duas correntinhas para subir para a próxima carreira, em seguida 3 pontos baixos e 13 pontos médios. Faça dois pontos em um buraquinho. Teça 6 pontos médios e um aumento com mais 11 pontos médios. Termine essa carreira em pontos baixos e feche a carreira com um ponto baixíssimo. A ideia é que o trabalho até aqui fique como uma palmilha, mais estreita no calcanhar e mais larga na frente.

6. Faça a próxima carreira com ponto baixíssimo sem aumentar pontos. Você irá perceber que a partir dessa carreira o sapatinho começa a subir. Faça 3 correntinhas para subir para a próxima carreira que será toda em ponto alto, sem aumentar e feche a carreira com ponto baixíssimo;

7. Prepare 2 correntinhas para subir e mais 10 pontos médios, diminuindo 10 pontos e termine a carreira com pontos médios. Faça 2 correntinhas para subir e trabalhe a carreira com pontos médios. Confeccione 2 correntinhas para subir e 10 pontos altos, 5 diminuições. Trabalhe o restante da carreira em pontos médios. Faça 2 correntinhas para subir, 9 pontos altos, 3 diminuições e o restante da carreira em pontos médios. Sempre fechando a carreira com ponto baixíssimo.

8. Faça uma carreira em ponto alto e, em seguida, 3 correntinhas para subir, trabalhando a carreira em pontos altos mas sem fechá-la. As próximas carreiras deverão ser feitas em ponto alto, indo e voltando da carreira sem fechá-la.

Faça duas carreiras sem fechar. Essa parte será como o cano curto de uma botinha, que ficará virado para fora.