Como Fazer Salsicha

Como Fazer SalsichaSempre tivemos dúvidas de onde vêm às comidas que comemos. As que fazem parte do nosso dia a dia. Sabemos que um hambúrguer ou um bife vem do boi, que uma coxa vem da galinha e bacon, presunto e salsicha vêm do porco. Mas sabemos qual é o real processo dessas comidas? Sabemos como que elas são preparadas?

Muitas pessoas não sabem como que as coisas que elas comem são feitas e é claro que gera muita dúvida e curiosidade, pois isso tudo está indo para dentro da gente. Um hambúrguer, por exemplo, nós sabemos que ele é feito a partir de uma carne moída que quando concentrada e moldada na forma dele vira o conhecido e gostoso hambúrguer, ta legal essa foi fácil.

Mas e como são feitas as salsichas? Esta é uma das perguntas mais feitas pelas pessoas que têm curiosidade de como as comidas são feitas. Por que será que ela é de uma cor do lado de fora e de outra cor do lado de dentro? Porque ela é preenchida com alguma coisa e nós vamos explicar neste texto o que é. Existem muitas teorias do que vai dentro da salsicha, mas nós vamos tirar sua dúvida de uma vez por todas e lhe mostrar como as salsichas são feitas.

1. Primeiro passo. O que compõe a salsicha em si é a chamada carne industrial, que contém sobras de carne de boi, frango e porco, que são as partes pouco valorizadas destes animais. Assim as peças congeladas vão ser cortadas em pedaços bem pequenos por máquinas automáticas.

2. Segundo passo. Depois que as peças forem retalhadas, elas vão passar por um aparelho chamado cutter, que vai transformar a mistura em uma espécie de farelo homogêneo. Em seguida eles misturam essa matéria prima com sal, amido de milho, temperos e conservantes, que vão dar a cor rosada para a salsicha. Assim ela ficará com 55% de carne e 45% de outros ingredientes.

3. Terceiro passo. No terceiro passo vamos ao processo de embutimento da pasta que vai sair do cutter. Esta mistura vai ser usada para encher as tripas, que geralmente são naturais, como intestino de carneiro, por exemplo, ou até artificiais feitas de plástico ou celulose com um diâmetro exato de 2 cm. Depois estas tripas serão amarradas com o material dentro.

4. Quarto passo. Agora que já estão fechadas, as salsichas vão ficar por 30 minutos em uma estufa a 80ºC. Quando elas chegarem a 70ºC um termômetro avisa, pois é a hora de serem retiradas.

5. Quinto passo. Depois que elas forem cozidas, elas serão resfriadas com água gelada por 20 minutos, matando os microorganismos que não morreram na estufa. Este resfriamento também vai desprender a tripa de plástico, mas a salsicha continuará com sua forma.

6. Sexto passo. Neste momento a salsicha já poderia ter sido consumida, mas ela ainda passará pelo processo de tingimento, pra ficar com uma cara melhor. Aí ela será mergulhada em um tanque com uma solução de urucum, que é um corante natural. Em seguida ela levará um banho de ácido fosfórico que vai ajudar a fixar a cor vermelha.

7. Sétimo passo. Na última parte do processo, as salsichas vão ser embaladas a vácuo, pra assim garantir a conservação por bastante tempo. Ainda antes de comer já na sua casa é totalmente necessário ferver a salsicha pra garantir que não tenha mais nenhum microorganismo no alimento.