Como Fazer Sagu

Como Fazer SaguPara o paladar de algumas pessoas o Sagu ainda é desconhecido. Pode ser utilizado em pratos doces ou salgados. Mas é mesmo conhecido por ser sobremesa típica dos estados do sul do Brasil . O Sagu está sempre presente nos cardápios dos restaurantes dessa região.

A sobremesa pode ser preparada com leite , suco de laranja , uva ou abacaxi , leite de coco , e também com o vinho – que é a receita mais popular.

Aprenderemos agora como fazer sagu , do modo mais tradicional preparado com vinho. 

1.Separe os ingredientes .  Deixe os ingredientes separados , isso te ajudará na hora do preparo de qualquer receita . Para fazer o sagu de vinho precisaremos de :

-  3 xícaras de vinho tinto

- 1 xícara de Sagu

-  Água

-  Açúcar a gosto

-  Cravo e canela a gosto

 2. Modo de preparo .  Primeiramente deixe o sagu de molho de 15 a 30 minutos. Enquanto o sagu está de molho coloque as 4 xícaras de água para ferver . Depois disso escorra o sagu o lavando delicadamente até que a água fique bem limpinha. Coloque o sagu para ferver  com mais 3 xícaras de água por volta de 20 minutos , sempre mexendo . Quando o sagu estiver quase cozinho acrescente mais 1 xícara de água e deixe por mais 5 minutos. Observando se as bolinhas do sagu começarem a ficar transparentes . Enquanto isso numa outra panela despeje o vinho , o cravo ou a canela a gosto  e mais uma xícara de água . Retire o sagu do fogo quando estiver cozinha e o escorra novamente. Quando a mistura da outra panela começar a ferver acrescente o sagu e o açúcar a gosto. Deixe no fogo por mais 5 minutinhos, depois coloque o conteúdo da panela num recipiente e o leve para a geladeira – a sobremesa é servida na maioria das vezes gelada.

Algumas dicas .

Esteja sempre mexendo a panela para que o sagu não grude.

- Você pode servir o sagu puro , mas experimente também bater creme de leite com leite condensado para servir junto com o sagu.