Como Fazer Sabão em Pedra

Como Fazer Sabão em PedraTalvez você não saiba, mas um dos ingredientes principais usados na fabricação de sabão em pedra é óleo de cozinha e em alguns casos, óleo usado.

Isso quer dizer que além de barato, a produção de sabão pode ajudar e muito no processo de reciclagem de óleo, e isso é extremamente necessário.

Apenas um litro de água é suficiente para poluir cerca de 20 mil litros de água potável, por isso é uma péssima ideia despejá-lo pelo ralo ou jogar no vaso sanitário, além de entupir o encanamento (pois a gordura endurece e obstrui os canos), você estará fazendo um grande mal à natureza.

Neste artigo vamos ensinar a produzir seu próprio sabão em pedra reciclando o óleo usado e também uma maneira de reaproveitar os restos de sabão em pedra que se acumulam.

Materiais necessários

5 a 7 litros de água;
4 litros de óleo de fritura usado;
1/2 kg de soda;
1/2 kg de breu.

Luvas

Como fazer

1. Comece coando todo o óleo usado que foi guardado para que ele fique sem restos de alimentos e impurezas.

2. Coloque as uvas de borracha e numa lata grande coloque a água e o óleo e leve ao fogo por mais ou menos 2 horas, cuidado para que a mistura não transborde.

3. Estando grosso, dissolva a soda em 1 litro de água fria e jogue
lentamente na lata misturando bem.
4. Moa o breu c/ um martelo e jogar de uma vez só na mistura mexendo
sempre. Deixe no fogo por mais duas horas.
5. Depois de pronto, forre uma caixa de papelão não muito grande, despeje o sabão
e depois de frio, corte-o em barras.

Reaproveitando restos de sabão em pedra

1. Guarde todas as sobras de sabão até atingir 1 quilo.

2. Coloque-os numa panela e cubra-os com água fria e deixe esquentar em banho-maria.

3. Quando o sabão estiver dissolvido e formar uma pasta, acrescente uma colher (sopa) de sal e uma colher (sopa) de vinagre.

4. Mexa até formar uma pasta (quando aparecer o fundo da panela), apague o fogo e derrame a mistura numa forma de alumínio. Espere esfriar e corte em barras.