Como Fazer Sabão com Óleo de Cozinha

Como Fazer Sabão com Óleo de CozinhaSustentabilidade. Essa é a palavra do momento. Não desperdiçar nada, economizar a máximo que puder e sempre reutilizar aquilo que puder. Falando assim até que parece fácil, mas o que eu posso fazer a mais pelo mundo? Que tal começar a não jogar o seu óleo de cozinha pelo ralo da pia e aproveitá-lo para fazer sabão? Sabia que isso é possível e além de não perder tempo fazendo este processo, você também ajuda o meio ambiente a estar mais limpo e com menos impurezas. Aprenda a fazer sabão com o óleo da sua cozinha.

1. Separe 14 caixas de leite. Este é o primeiro passo para iniciar o processo para fazer sabão. A receita dará a medida certa para estas 14 caixas de leite, por isso não precisa ter pressa para sair comprando leite ou gastando óleo. Isso é apenas uma maneira de reaproveitar o seu lixo e torná-lo algo mais sustentável. Quando estiver com as 14 caixas de leite corte-as na parte lateral. Depois de cortadas, coloque uma do lado da outra e forre embaixo com um jornal.

2. Ingredientes para fazer o sabão. Para fazer o sabão você precisará de dois quilos de soda cáustica em escamas, dez litros de óleo(lembre-se de peneirar o óleo antes de usá-lo),dois copos de sabão em pó, dois litros de água fervendo e um copo americano de essência de eucalipto ou qualquer outra essência que preferir.

3. Modo de preparo do sabão. Pegue um balde ou outro recipiente resistente e coloque a soda cáustica em primeiro lugar. Depois coloque a água fervendo e lembre-se de tomar muito cuidado, pois a reação da água fervendo com a soda cáustica é muito perigoso, por isso faça todo este processo com equipamentos, como luvas e algum óculos de proteção. Quando a reação da soda cáustica com a água fervendo passar, adicione os dez litros de óleo e mexa com algum pedaço de madeira. Agora adicione o sabão em pó e a essência, mas não pare de mexer e espere até que a consistência da mistura fique pastosa. Não pare de mexer, pois o resultado final será prejudicado. Então se lembre, só parar de mexer quando a mistura apresentar uma consistência pastosa.

4. Finalização do sabão. Quando a sua mistura alcançar a consistência desejada, coloque o liquido nas caixinhas, mas com muito cuidado. Deixe aquele líquido nas caixinhas por volta de uma semana. Após este período, o sabão irá endurecer, mas ainda apresentará uma leve moleza, mas ele poderá ser tirado da caixinha e cortado em pedras de sabão. Cada caixa equivale a quatro pedras de sabão. Depois de cortadas, deixe as pedras por mais alguns dias expostas ao sol, pois o seu uso imediato pode causar irritações na pele. Quando certificar que o sabão está realmente duro, ele poderá ser usado.