Como Fazer Resenha Crítica

Como Fazer Resenha CríticaPara quem faz jornalismo ou algum curso de comunicação na faculdade ou até mesmo está no ensino médio, é muito comum que os professores peçam para que os alunos façam uma resenha crítica sobre algum determinado assunto, filme, tema, etc. Só que muitos acabam se perguntando como se faz uma resenha crítica? Aliás, o que é resenha? Eu vou ter que criticar esse possível filme, tema ou assunto? Calma. Vamos explicar tudo aqui para que você aprenda a fazer sua resenha crítica e sane todas as suas dúvidas em relação a este assunto.

1. Analise todo contexto do assunto em questão. Para iniciar o processo de análise crítica sobre algum tema, é importante que você tenha um conhecimento bastante amplo sobre ele. Se for um filme, por exemplo, veja ele umas duas vezas para que você entenda tudo e crie vários tipos de opiniões sobre o assunto. Depois faça um resumo deste filme, para que as suas ideias fiquem ainda mais claras.

2. Veja os pontos positivos e negativos. Faça uma analise dos pontos positivos e negativos do assunto. Coloque porque achou um ponto positivo e explique o porquê achou o outro negativo e proponha soluções para este ponto.

3. Comece a escrever a sua resenha crítica. Agora que você tem os dois pontos principais de uma resenha crítica, que é a análise do conteúdo e os pontos principais do tema. Comece fazendo o resumo e dentro do texto, vá colocando as suas ideias e mostrando o que achou de bom e o que pode ser melhorado. Não dê detalhes mais profundos, só fala um resumo colocando a sua opinião. Nada mais do que isso. E neste tipo de texto a sua opinião conta muito, já que é uma resenha e não um resumo. Tenha bons motivos para explicar o porquê dos seus pontos e finalize a sua resenha crítica.

Uma resenha crítica não é difícil de fazer, mas é preciso muita atenção ao tema abordado para que não se cometa nenhum tipo de erro falando asneira sobre ele. Tenha consciência de tudo que você está escrevendo.