Como Fazer Resenha Analítica

Como Fazer Resenha AnalíticaFazer uma resenha analítica é bem menos complicado do que parece, como a extensão é menor do que o usual, os temas podem ser abordados de maneira menos aprofundada, isso não significa superficial, significa apenas que sua resenha não deve virar uma monografia.

A resenha é um pequeno resumo da obra lida que deve conter algumas informações sobre o autor, além da fábula do texto, a parte analítica deve ser realizada com cuidado, como a extensão não é longa, é preciso escolher um ponto de análise e focar apenas nele.

Por exemplo: enfoque um dos aspectos da obra, o ponto de vista do narrador, o caráter do herói, o arquétipo desenvolvido, as teorias presentes na obra, o contexto que transparece na produção textual, etc. o importante é escolher um ponto e fazer dele a parte fundamental de sua análise.

Uma resenha comum não deve conter a análise da obra, apenas um pequeno resumo e as impressões pessoais do leitor, algo dito para incentivar outras pessoas a lerem o livro. Já na resenha analítica, é preciso aprofundar um tema, não se trata de analisar a obra inteira e montar um trabalho com 20 páginas, mas escolher apenas um ou no máximo dois pontos considerados relevantes e desenvolvê-los.

Como toda a análise, é preciso fundamentar as teses levantadas com bons argumentos e citações de autores confiáveis e relevantes, mesmo numa resenha estes artifícios não podem ser descartados, caso contrário a credibilidade do trabalho poderá ser questionado.

O texto deve ser corrido e não separado por tópicos e subtítulos, você pode iniciar a resenha falando algo sobre o autor, contando a fábula do texto (resuma o enredo do livro em no máximo 4 linhas) e daí partir para a análise dos pontos escolhidos.

O título deve ser criativo e chamativo, é preciso que as pessoas sintam vontade de ler sua resenha e por consequência a obra desde a leitura do título, por isso dê asas à imaginação, mas sempre com os pés no chão, o título precisa ter a ver com o conteúdo do trabalho.

Por fim não se esqueça de colocar a bibliografia consultada e respeitar as normas de formatação do texto.