Como Fazer Requerimento

Como Fazer RequerimentoPrimeiramente vamos esclarecer o que é um requerimento, pois quem não está habituado a lidar com muitos documentos pode ter algumas dúvidas.

Ele é um documento que é usado para fazer um determinado pleito, ou seja, é um pedido formalizado no papel para uma pessoa.

1. O requerimento pode ser usado para empréstimo de dinheiro, objetos, bens ou mesmo algum favor que deve ser formalizado no papel para evitar possíveis problemas na hora de executar o pedido.

Veja como deve ser o formato do requerimento:

REQUERIMENTO

(nome), brasileiro, (estado civil), (profissão), inscrito no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), residente e domiciliado à (informar endereço), vem respeitosamente à presença de Vossa Senhoria requerer (descreva aqui o seu requerimento).

Termos em que,

Pede deferimento.

(localidade), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)

(nome do requerente)

Seguindo todas as marcações acima você conseguirá fazer o requerimento e solicitar qualquer coisa para uma pessoa.

Este padrão deve ser seguido para manter o mínimo de informações necessárias para que o documento possa ser válido para ambas as partes.

Dica extra:

Não é mais necessário usar expressões como “abaixo assinado” ou “muito respeitosamente”. Esses termos são muito antigos e não são mais cabíveis para este tipo de documento.

O nome do solicitante deve ser acompanhado de alguns dados que possam identificar ele, conforme a natureza do requerente.

As fórmulas convencionais de requerimento admitem as seguintes variações:

• Pede a aguardar de ferimento – P. e A. D.

• Termos em que pede deferimento

• Espera deferimento – E. D.

• Aguarda deferimento – A. D.