Como Fazer Regra de Três

Como Fazer Regra de TrêsA regra de três é uma equação matemática para resolver problemas de proporção. Na regra de três simples, utilizamos três valores conhecidos para descobrir um quarto valor desconhecido. Diferentemente de outros, ou a maioria dos problemas matemáticos aprendidos na escola, a regra de três é muito utilizada no dia a dia das pessoas.

Primeiramente tenha em mente que se trata de uma tarefa muito simples.

  • Em uma tabela, agrupe as grandezas do mesmo tipo de unidade em colunas e mantendo na mesma linha as grandezas de tipo de unidade diferentes em correspondência.

Por exemplo: Valor 1 | Valor 2

Valor 3| x (incógnita)

Sabemos que a incógnita tem a natureza do Valor 2. Se o Valor 2 for um número de pessoas, a incógnita será também um número de pessoas.

  • Identifique se as grandezas são diretamente ou inversamente proporcionais.
  • Monte a proporção e encontre a solução para a equação.

 

Exemplo:

1,2 | 400

1,5 | x

1,2 = 400

1,5      x

1,2 x = 1,5 . 400

x = 1,5 . 400

1,2

x = 500

Repare que com o aumento do Valor 3 (de 1,2 para 1,5) o valor que foi encontrado (incógnita x) também foi maior do que o Valor 2 (aumentou de 400 para 500). Por isso que a regra de três é considerada um cálculo de proporção para a resolução de problemas de proporção. Se o terceiro valor apresentado é maior e também é da mesma natureza do primeiro, a incógnita, sendo da mesma natureza do segundo valor, terá obrigatoriamente que ser maior que o mesmo.

Como falamos antes, a regra de três é corriqueiramente usada com valores reais de problemas reais, portanto, treine com valores do cotidiano. Esta é uma regra de três simples. Existem outras que utilizam mais valores e até mais incógnitas, mas a principal maneira de se resolver permanece sendo esta.

Não se esqueça de que na matemática a prática é a chave do aprendizado e memorização. Pratique bastante. Bons estudos!