Como Fazer Raspas de Chocolate

Como Fazer Raspas de ChocolateQuem não gosta de doces? Melhor ainda: quem não gosta de chocolate? Mesmo que existam, são poucas as pessoas que resistem à esse derivado do cacau que dá água na boca em suas mais variadas formas; seja em um bolo, sorvete, biscoitos… hoje vamos dar algumas dicas de como fazer mais uma delícia com o chocolate. Confira as dicas de como fazer raspas de chocolate.

1. Quanto mais trabalho, mais gostoso. Os chocolates hidrogenados são próprios para uso culinário, mas podem comprometer no sabor. Mesmo sendo maleáveis e ideais para fazer raspas, eles levam gordura hidrogenada em sua composição, comprometendo, também, a textura. Os chocolates ideiais para fazer as raspas são os feitos com manteiga de cacau, mais difíceis de manusear mas que compensam no resultado final.

2. Você pode fazer raspas direto da barra de chocolate ou da cobertura derretida.  Para fazer direto da barra, ela deve estar em temperatura ambiente. Se estiver gelada, coloque-a por cerca de 10 a 15 segundos no micro-ondas, para facilitar o trabalho.

3. Hora de raspar a barra. Segure-a na vertical com uma das mãos, e com a outra, faça raspas finas sobre a superfície usando uma lâmina ou uma faca de corte reto, no sentido do comprimento, de baixo para cima.

4. Faça raspas com cobertura. Para fazer com a cobertura derretida, basta despejar a cobertura sobre um papel manteiga, encontrado em papelarias e supermercados. Deixe secar, em temperatura ambiente, até ela perder o brilho e endurecer.Depois, faça as raspas com uma lâmina afiada ou faca de corte reto. Esqueça facas de serra.

5. Você também pode usar um descascador de legumes para fazer as raspas. É só passar a lâmina sobre a superfície da barra até o ponto que desejar.

6. Faça raspas do tamanho que quiser. Para fazer raspas bem grandes, derreta o chocolate e espalhe sobre uma bandeja ou superfície de mármore, por exemplo. Deixe esfriar até perder o brilho e raspe com a faca ou descascador

7. Tome cuidado para não desmanchar as raspas. Qualquer que seja o método utilizado, certifique-se de colocar as raspas de chocolate diretamente no bolo ou então sobre papel  manteiga. Você pode fazê-las com antecedência e deixar na geladeira até a hora de usá-las. Lembre-se que em climas muito quentes elas podem chegar a derreter rapidamente.

8. Use algum utensílio para pegar as raspas. A não ser que seja esta a finalidade, não pegue com os dedos as raspas formadas. Elas são tão sensíveis e finas que o calor do corpo pode desmanchá-las. Caso for usá-las para decoração de bolou ou mousses, leve cada raspa presa à um palito de dente, ou mesmo colher até o destino.

Siga cada uma das dicas e faça receitas não só saborosas, mas bonitas de se ver, como as das padarias e docerias.