Como Fazer Quibe

Como Fazer QuibeO quibe é um prato de origem árabe (kibbeh) que, originalmente, era feito com carne de soja. Substituído, aqui no Brasil, pela carne moída o quibe faz sucesso e muita gente não sabe sua real origem. Para fazê-lo separe todos os ingredientes que gosta e capriche nas ervas, que são o ponto principal da receita.

1. Compre trigo para quibe e deixe mergulhado na água (o suficiente para cobrir) por 1 hora. Escoe e reserve. Pegue a carne moída e tempere com ela ainda crua. Use orégano, sal, pimenta do reino, cebolinha e até cebola bem picada. Misture ao quibe de trigo reservado e mexa com as mãos.

2. Existem diversos tipos de recheios e de quibes. Na original comida árabe, há também o quibe cru. Mas, a receita é um pouco diferente e leva muita hortelã.

3. Se quiser fazer um recheio diferente, opte por carne de carneiro ou qualquer outra carne saborosa que tenha textura leve. Também se pode usar lagarto ou misturas vegetarianas como carne de soja, queijo e vegetais em geral. Vá fazendo bolinhos em formato de quibe (com as duas pontas finas) e frite em óleo bem quente.

4. Você também pode rechear o quibe com queijo ou coalhada seca. Outra opção é fazer a modelagem somente com o trigo reservado. Faça um buraco e coloque a carne moída já frita em azeite. Feche e frite normalmente.

5. Você pode congelar toda a mistura e ir fazendo aos poucos, já que rende muito. Para fritar depois não precisará descongelar o quibe, apenas jogá-lo no óleo quente, mas com fogo brando para que não fique gelado por dentro.

6. Você também pode misturar tudo e assar o quibe em uma fôrma média. Para isso junte com mais 2 colheres (sopa) de azeite e cubra a fôrma com papel alumínio. Você também pode acrescentar à mistura molho de tomate.

Depois de pronto jogue bastante limão por cima. Fica uma delícia.