Como Fazer Queijo Fresco

Como Fazer Queijo FrescoPara quem gosta de queijo, nada como aprender a fazer um queijinho fresco para consumir em casa ou até mesmo para vender e ganhar uma graninha extra. O Queijo fresco, é um queijo que não sofre maturação, resultando diretamente da coagulação do leite após aquecimento e adição de coalho. É fabricado à base de leite de vacaovelha ou cabra, ideal para entradas e muito utilizado em dietas alimentares, esse tipo de queijo contém uma textura suave, e deve ser consumido pouco tempo após a fabricação: a frescura deste alimento é essencial já que está sujeito a contaminação. Deve-se ter atenção redobrada se for feito com leite não pasteurizado, já que esse é o principal veículo da doença brucelose em humanos.

  1. Ingredientes. Anote todos os ingredientes e separe-os, para que na hora do preparo, não haja perda de tempo. Os ingredientes necessário para a realização deste prato são: 5 litros de leite, 3 colheres (sopa) de iogurte natural, quanto baste de coalho líquido e 25 gr de sal.
  2. Ambiente para realizar o queijo fresco. É necessário que você mantenha o ambiente onde será realizado o queijo, o mais limpo possível e é importante que seu corpo esteja limpo e esterilizado também, o uso de luvas e toucas ajuda bastante nessa hora.
  3. Modo de preparo. Para preparar o queijo fresco é necessário acima de tudo que você tenha paciência e que você não se preocupe em que vai dar errado e sim que você está tentando. O primeiro passo é pasteurizar o leite que nada mais é do que colocar o leite pasteurizado em uma temperatura de 32º a 35º. Faça o controle com o termômetro de álcool e coloque a vasilha com leite em outra com gelo. Adicione o iogurte ao leite, misturando muito bem. Dissolva o coalho na dosagem do fabricante correspondente em 1/2 copo de água morna e misture suavemente ao leite. Mantenha o recipiente do leite coberto, até que ocorra a efetiva coagulação que será, dependendo da temperatura externa, em 45 minutos. Corte a coalhada com uma faca inox, deixando-a em pedacinhos de mais ou menos 2cm. Deixe a massa cortada em descanso por uns 10 minutos. Adicione o sal. Misture a massa cortada, com uma colher de madeira, suavemente. Deixe a massa descansar mais uns instantes, para depois separar a massa do soro. Escorra a massa e coloque-a em formas própria para o queijo, deixe o soro escorrer por uma hora e vire a massa em outra fôrma idêntica e deixe escorrer o soro novamente por mais duas horas.
    Coloque o queijo informado na geladeira e deixe por mais 16 horas. Após este período o queijo já pode ser desenformado para consumo.

 

É importante reler a receita e fazer com atenção e principalmente ressaltar os detalhes para que saia como se deseja. O queijo fica com u gosto muito saboroso, e além disso é muito mais saudável.