Como Fazer Queijo Caseiro

Como Fazer Queijo CaseiroSabe aquele queijo branco bem gostoso de fazenda? Você agora pode fazê-lo em casa, além de ser mais saudável, um queijo fresco é bem melhor do que os comprados em supermercados. Por isso, esse artigo traz a receita de queijo Minas caseiro, para você fazer e se deliciar com esse delicia sempre fresquinha. Se gostar, você pode até vender os queijos que produzir e garantir um dinheiro extra no fim do mês.

1. Separe os ingredientes:

  • 10 litros de leite pasteurizado de saquinho, leite tipo “C” ou “B”;
  • 7 ml do coalho (dissolvido em 3 colheres de água filtrada).;
  • 5 ml de cloreto de cálcio;
  • 02 formas redondas;
  • 01 termômetro.

2. Coloque o leite para ferver em uma panela. Deixe aquecendo até atingir os 35º  aproximadamente, use o termômetro para medir a temperatura.

3. Depois que o leite atingir a temperatura indicada, desligue o fogo. Coloque os ingredientes, um de cada vez, sobre o leite, dê o intervalo de 1 minuto entre cada um deles. O coalho é último a ser colocado.

4. Depois de adicionar o coalho, deixe o leite descansando por cerca de 40 minutos, prestando atenção até que se forme uma coalha lisa e firme, observe se a coalha se desgrudou da panela, isto significa que está na hora de cortá-la.

5. Faça cortes paralelos e cruzados pela panela, com uma distância de aproximadamente 3 cm de cada corte.

6. Deixe descansando por aproximadamente 5 minutos. Repare se um soro com tom esverdeado vai se formando, isto é sinal que você está fazendo tudo certo.

7. Depois dos 5 minutos, mexa com movimentos circulares e lentos, por todo o fundo da panela. À medida que a massa vai ficando consistente, o soro vai sendo eliminado, deixando assim a massa mais rígida.

8. Salgue o queijo: adicione de 10 a 15 gramas de sal (1 colher  de sopa rasa) em cada lado, espalhando de forma uniforme.

9. Feito todos os passos, após isto o queijo deve ser levado à geladeira, e após resfriado, já pode ser consumido.