Como Fazer Projeto de Pesquisa

Como Fazer Projeto de Pesquisa Realizar um processo de pesquisa pode ser algo um tanto quanto trabalhoso. Ele se baseia, basicamente, nas principais ideias de uma pesquisa que será realizada e os seus itens devem aparecer sempre em sequência e sem a mudança de folha a cada item. Lembre-se disso, pois é muito importante para o desenvolvimento do seu projeto de pesquisa. Outro ponto importante, é que você saiba perfeitamente a sequência certa a se fazer. Caso não faça isso pode comprometer todo andamento do seu projeto.

1. Sequência certa para fazer o seu projeto de pesquisa. Antes de qualquer coisa, monte o seu projeto de pesquisa seguindo os itens a seguir: Tema, delimitação do assunto, revisão da literatura, formulação do problema, hipótese, justificativa, objetivo geral, objetivos específicos, metodologia de pesquisa e por fim, cronograma. Estes são os itens e lembre-se de colocá-los na ordem para dar mais organização ao seu projeto.

2. Defina seu objeto de estudo. Ou seja, seria o foco da sua pesquisa. Não seria o tema, mas sim o que te chama à atenção no assunto, que costuma ser, geralmente, muito vasto.

3. O problema em questão. Quando for começar a escrever o seu projeto, já aprofunde o máximo que puder para que ele para que fique clara e objetiva a sua ideia. Escreva sobre os aspectos mais importantes do problema que você irá tratar.

4. Problematize o seu tema. Na problematizarão coloque as hipóteses. Isto fará as indicações para que as relações variáveis mostrem o que deu início ao começo do problema. Não se esqueça de colocar o porquê este tema é tão importante e porque você esta tratando dele, esta parte você irá colocar na justificativa. Já na metodologia, você irá colocar como pretende executar a sua pesquisa.

Estes são os itens básicos e que você necessita saber para iniciar o seu projeto de pesquisa. Não se esqueça de nenhuma parte, pois poderá prejudicar no entendimento do seu projeto. Deixe tudo explícito e direto, conforme irá fazer na sua pesquisa.