Como Fazer Projeto de Pesquisa

Realizar um processo de pesquisa pode ser algo um tanto quanto trabalhoso. Ele se baseia, basicamente, nas principais ideias de uma pesquisa que será realizada e os seus itens devem aparecer sempre em sequência e sem a mudança de folha a cada item. Lembre-se disso, pois é muito importante para o desenvolvimento do seu projeto de pesquisa. Outro ponto importante, é que você saiba perfeitamente a sequência certa a se fazer. Caso não faça isso pode comprometer todo andamento do seu projeto.

1. Sequência certa para fazer o seu projeto de pesquisa. Antes de qualquer coisa, monte o seu projeto de pesquisa seguindo os itens a seguir: Tema, delimitação do assunto, revisão da literatura, formulação do problema, hipótese, justificativa, objetivo geral, objetivos específicos, metodologia de pesquisa e por fim, cronograma. Estes são os itens e lembre-se de colocá-los na ordem para dar mais organização ao seu projeto.

2. Defina seu objeto de estudo. Ou seja, seria o foco da sua pesquisa. Não seria o tema, mas sim o que te chama à atenção no assunto, que costuma ser, geralmente, muito vasto.

3. O problema em questão. Quando for começar a escrever o seu projeto, já aprofunde o máximo que puder para que ele para que fique clara e objetiva a sua ideia. Escreva sobre os aspectos mais importantes do problema que você irá tratar.

4. Problematize o seu tema. Na problematizarão coloque as hipóteses. Isto fará as indicações para que as relações variáveis mostrem o que deu início ao começo do problema. Não se esqueça de colocar o porquê este tema é tão importante e porque você esta tratando dele, esta parte você irá colocar na justificativa. Já na metodologia, você irá colocar como pretende executar a sua pesquisa.

Estes são os itens básicos e que você necessita saber para iniciar o seu projeto de pesquisa. Não se esqueça de nenhuma parte, pois poderá prejudicar no entendimento do seu projeto. Deixe tudo explícito e direto, conforme irá fazer na sua pesquisa.