Como Fazer Portão Basculante

Como Fazer Portão Basculante

Em quase todas as situações o portão basculante é a melhor solução. Aberto, o portão basculante não ocupa espaços laterais ao vão pois a folha quando aberta fica em posição quase horizontal, diferentemente dos portões de abrir pivotantes dos de portões deslizantes. Quando o portão basculante automático ou manual é fechado não toca o piso reduzindo sua corrosão. As fábricas de portões basculante vem aperfeiçoando há cinquenta anos os portões basculantes e hoje oferece opções diversas , que não tem mais os tradicionais contrapesos e sim guias robustas nas laterais. Entre as vantagens do portão basculante, a vantagem maior é espaço livre,é bem mais prático.

 

1. Funcionamento

O portão automático basculante funciona levantando a sua folha fixa por meio de guias laterais e contrapesos movidos por um sistema de cabos de aço e polias que movimentam o portão.o se levantar, a folha do portão automático fica um pouco do portão para dentro e um pouco do portão para fora da garagem, o portão não toma espaço do veículo lá dentro porque o portão avança por cima do carro. Sendo bem balanceado o portão automático basculante é um dispositivo muito resistente, pois o portão é erguido por dois contrapesos, um de cada lado do portão, sendo erguido pelos contrapesos, o portão sobe sem vibração, os portões basculantes são confeccionados com barra de torção que é elemento estrutural, rolamentos nos extremos do portão e em casos de portões muito largos, com rolamento no centro do portão para apoio. Quando o portão automático sobe o portão é puxado pelos cabos de aço, a barra de torção funciona como elemento balanceador do movimento do portão. Cada centímetro elevado de um lado do portão corresponde à mesma elevação do lado oposto do portão de tal modo que o portão sobe por igual. Nunca o portão sobe torcido e nem com esforços que venham comprometer a vida útil do Portão.

2. Automatizar O Portão

Para automatizar portões com contra peso dos dois lados com até 4,5 metros de comprimento é utilizado um acionamento basculante vertical para um dos lados do portão. Para portões basculantes acima de 4,5 metros de comprimento são utilizado dois acionamentos basculante vertical, sendo um para cada lado do portão. Para portões sem contra pesos laterais é utilizados acionamento tipo basculante horizontal, que é instalado no centro da folha do portão. A altura média dos portões é de 2,5 metros, no entanto no caso de altura maior existe acionamento com as medidas maiores.