Como Fazer Ponto Russo

Como Fazer Ponto RussoDentro da arte de fazer corte e costura há detalhes e modos de fazer que se sobressaem de acordo com a preferência da maioria das pessoas que praticam o ato de bordar.

Entre tais preferências, destaca-se o ponto russo, muito bonito pela sua delicadeza e pela simplicidade que transpassa, sendo que, na realidade, isso só o torno mais sofisticado.

Entretanto, eu tenho certeza que boa parte das pessoas que admiram este ponto não sabem como fazê-lo. Mas calma, não há porque ter pânico! Este tutorial existe justamente para isso!

Não basta apenas gostar e achar bonito se você não sabe como fazer. É por isso que recomendo que você pegue bem rápido um papel e uma caneta e fique atentos nos itens e na maneira de fazer que estarão aqui adiante.

Itens

Lápis

Passa linha longo

Tesoura

Agulha de número 10 (própria para ponto russo)

Linha para bordar

Bastidor de fixação do tecido

Risco (desenho a ser bordado)

Tecido para fazer o bordade (exemplo: pano de prato)

Modo de Fazer

1. Primeiramente faça o risco do desenho pelo avesso do tecido em que você irá fazer o bordado.

2. Agora é hora de colocar o tecido a ser bordado no bastidor. O bastidor é feito por duas argolas, digamos assim. Uma maior e outra menor. Então, coloque um lugar plano a argola maior, em cima dela coloque o tecido posicionado exatamente no lugar em que você deseja bordar e em seguida, por trás, coloque a argola menor.

3. Em seguida, corte por volta de 1 metro de linha (pode ser a mesma utilizada para ponto cruz).

4. Separe-a em dois fios e coloque na agulha, introduzindo o “passa linha” da ponta para a outra extremidade maior da agulha. Vá puxando vagarosamente a linha (dois fios) do topo da agulha.

5. Passe novamente a linha de fora para dentro pela ponta da agulha e deixe em torno de 3 centímetros de linha para fora da agulha.

6. Comece a bordar da borda do desenho para o interior do risco. Preencha todo a marca que você fez com o lápis para não ficar falhas. Repita o processo do bordado – passando a linha (dois fios) da agulha por entre o tecido – até concluir todo o desenho.

7. Por fim, com uma tesoura, corte um pouco dos fios que ficaram muito grandes pelo lado avesso do tecido em que você fez o bordado e já está pronto!