Como Fazer Ponto Cruz

Como Fazer Ponto Cruz

Ponto cruz é o ponto mais fácil de fazer em tapeçaria, tricô e crochê. Você provavelmente já viu um cachecol feito em ponto cruz e sabe como uma peça fica quando terminada. No entanto, se está é a primeira vez que você está colocando suas mãos numa agulha para fazer ponto cruz, o mais recomendável é que você use uma tela de tapeçaria.

Você pode escolher entre uma tela branca (vazia), ou uma tela que já venha com algum desenho pintado para que você cubra o desenho com os fios de bordado. Depois de criar telas super legais e pegar prática, você pode passar para peças de vestuário, como um cachecol.

Material:

  • 1 bastidor para bordado (opcional)
  • Tesoura
  • Fios para bordado (1 novelo com 6 cores de linha diferentes)
  • Agulha para tapeçaria n° 22
  • Tela para bordar com tramas largas

Como começar a bordar:

1. Fixe o bastidor na tela – Se você estiver usando um bastidor, segure-o em sua mão esquerda e a agulha com o polegar direito e o indicador. Não segure a agulha com muita força.. Posicione o aro com o parafuso de ajuste localizado no lado esquerdo, longe do caminho dos pontos que você vai bordar. Caso contrário, esta parte do aro irá prender-se no fio.

2. Escolha de um quadrado da tela perto do centro do aro -  Insira a agulha no quadrado pela de trás da tela.  Verifique se a agulha é inserida diretamente no quadrado da tela. A agulha deve ser grande o suficiente para perfurar a tela, mas se ela começar a cair, apoie a agulha com o dedo anular da mão esquerda. Segure a agulha e puxe o fio. Não puxe o fio até o fim! Deixar uma “cauda” de cerca de 1 centímetro na parte de trás do tecido.
3. Passe para o próximo quadrado – Leve a agulha, com a linha, para o quadrado mais próximo na direção diagonal. Insira a ponta da agulha neste quadrado. Com a mão direita na parte de trás da tela, puxe a agulha e fio através do furo do quadrado no canto superior direito. Não puxe o ponto muito apertado. Deixe o fio um pouco frouxo. Esta é a metade ponto cruz.

4. Comece a segunda metade do ponto cruz – Com a sua mão direita da parte de trás da tela, insira a agulha no canto inferior direito do quadrado,  diretamente abaixo do topo da metade ponto. Puxe a agulha e fio para a parte da frente da tela. Mantenha a agulha na sua mão direita.

5. Ate a ponta do fio – Na parte de trás da tela, use a agulha para arrastar a “cauda” do fio sob a alça formada pela parte de trás do ponto. Aperte o fio, suavemente, para fixar a extremidade sob o ponto cruz.

6. Complete a segunda metade do ponto cruz – Insira a ponta da agulha no canto superior esquerdo do quadrado da tela. Mova sua mão para a parte de trás da tela e puxe o fio completamente.

7. Ate os fios e corte o excesso da “cauda”- Na parte de trás da tela, deslize a agulha sob a parte de trás do ponto e puxe o fio. Aperte o fio. Cortar a “cauda” existente e o fio na agulha, deixando cerca de 1 cm de fio sobrando.

8. Complete o ponto cruz – Use sua agulha para ajustar o fio, conforme necessário ou puxe as extremidades do fio para apertar o ponto um pouco, se necessário. O ponto de cruz deve ser semelhante a um X.

Continue praticando. Agora que você completou um ponto de cruz, escolha outra quadrado na tela e repita os passos. Veja o que acontece se você puxar os pontos bem apertados ou se deixá-los soltos. À medida que você praticar, você vai aprender bem a puxar o fio e fazer  um ponto de cruz perfeito.