Como Fazer Ponto Cruz

Como Fazer Ponto CruzBordar é uma excelente distração. Além de fazer bem para o cérebro e arejar as idéias, pode dar resultados incríveis! As aplicações são infinitas: toalhas de banho, panos de prato, blusas, saias, toalhas de mesa… Assim como os bordados que podem ser feitos. O mais conhecido e simples de fazer é o ponto cruz. Não há mistérios, e mesmo quem nunca sonhou em pegar numa agulha para pregar um botão, poderá sentar e fazer lindos bordados ao ponto cruz. Separamos aqui um pequeno manual. Siga as dicas e veja como fazer ponto cruz.

1. Escolha o tecido. Para bordar em ponto cruz, é necessário um tecido chamado cânhamo ou étamine. O cânhamo é um tecido com sua treliça mais aberta e espaçada, o que facilita na hora de bordar. A étamine já apresenta os pequenos espaços para passar a linha de forma mais simétrica. Este é o mais recomendado para quem está começando no ponto cruz.

2. Compre a linha apropriada. Ao começar a bordar, é preciso fazê-lo com a linha própria de ponto – cruz, que pode ser encontrada em armarinhos e casas de artesanato. Estas linhas possuem seis fios, que devem ser usados de dois em dois. Ao desmembrá-los dos outros, poderá embolá-los, portanto, ao comprar a cor escolhida, enrole-a numa tira de papelão, tubinho de PVC ou similares.

3. Escolha um motivo. Existem diversas revistas especializadas em modelos de ponto cruz, que podem ser encontradas em bancas de jornal, internet, e provavelmente no mesmo lugar que você comprou sua linha. Esses desenhos vêm em forma de pequenos gráficos, onde cada quadradinho corresponde a um ponto cruz. Ao lado de cada molde, vem o grau de dificuldade, onde os iniciantes devem escolher o mais fácil.

4. Comece a bordar. Separe as duas linhas na cor indicada no gráfico e do tamanho que achar suficiente para os pontos. Faça um pequeno nó na ponta, de forma que não passe pelo buraco da agulha e da étamine, assim a linha não escapará. Prenda a linha na agulha e passe pelo primeiro furinho de trás para frente. O lado que ficou o nó será o seu avesso. Em seguida passe a agulha com a linha no furinho da étamine que está a sua diagonal, voltando com a agulha para o furo abaixo. Continue com esse movimento até completar a primeira carreira de pontos, depois, volte fazendo o caminho inverso. Os pontos estarão em formato de cruz ou “x” sobre o tecido. Desta forma você poderá montar seu motivo com as cores de sua preferência.