Como Fazer Pinhão

Como Fazer PinhãoPinhão é uma semente que dá entre os meses de maio e junho, quando o frio está chegando. É servido como prato quente, coincidindo com o clima, pra esquentar aquelas noites frias típicas. Ele é bastante apreciado no sul do País, sendo consumido assado ou cozido, destacando alguns pratos como a paçoca de pinhão ou entrevero. Em alguns estados, o pinhão vira doce, bolo, molho, entre outras iguarias. Veja nossas dicas neste artigo sobre como fazer o tradicional pinhão:

1.Saiba onde encontrar a semente. Quando for época de cultivo do pinhão, fim de outono e início de inverno, o pinhão pode ser encontrado em supermercados, feiras livres e mercadões.

2. Ingredientes necessários para cozir o pinhão. O pinhão pode ser parte de uma receita de bolo ou doce, como citado, mas ele também é muito bem servido sozinho, apenas cozido, como acompanhamento. Você vai precisar de 4 colheres (sopa) de sal, 1 litro de água para 1kg de pinhões escolhidos.

3. Lave muito bem os pinhões. Eles são transportados em grande quantidade das araucárias, de onde nascem, e passam por diversos processos até chegar ao consumidor.

4. Preparo da receita. Coloque em uma panela de pressão a água e o sal. Acrescente e misture os pinhões, tampe e leve ao fogo. Assim que a panela consiga alcançar pressão, abaixe o fogo e cozinhe por 40 minutos. Desligue o fogo e aguarde abaixar a pressão da panela. Escorra os pinhões e sirva quente

5. Descasque os pinhões. Ainda quentes, você pode descascar os pinhões com o auxílio de uma faca, em uma superfície lisa ou mesmo na tábua de cortar carne. Corte-o ao meio e tire a casca do meio para as pontas.

6. Come o pinhão como acompanhamento de outras receitas. Você pode comer o pinhão com carne, frango ensopado, saladas, ovo, e até no pão. Use sua criatividade na cozinha e crie novas receitas.

Como viram, este é prato muito simples e rápido de se fazer. Aproveite o clima frio para servir sua família e amigos, e incrementar as festas juninas e julinas.