Como Fazer Pastel Caseiro

Como Fazer Pastel CaseiroQue tal comer algo delicioso e que já virou um alimento mais do que adorado aqui no Brasil. Famoso nas feiras de finais de semana o pastel já conquistou o paladar da grande maioria dos brasileiros. A partir disso decidimos criar um artigo sobre essa receita deliciosa, mas pra você fazer em casa mesmo. Pastel é um alimento composto por uma massa a base de farinha a que se dá a forma de uma caixa ou envelope, que se recheia e depois se frita. Os pastéis são geralmente pequenos, ao contrário das tortas, empadões ou pastelões e podem ser doces, ou salgados, como os pastéis de carne e queijo. Os pastéis, como conhecemos no Brasil, foram inventados na década de 1940 por descendentes de imigrantes da China, que modificaram a receita da gyoza para usar recheios tipicamente brasileiros e uma massa diferenciada, que em sua composição leva cachaça.

A receita rapidamente se espalhou por São Paulo e depois pelo resto do país, sendo ainda na década de 1940, um dos alimentos mais consumidos na cidade de São Paulo, sendo vendido tanto em feiras livres quanto em pastelarias. Na década de 1950, o costume de comer pastéis chega ao Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, onde a primeira pastelaria é fundada nas cercanias do antigo abrigo de bonde de Santa Tereza, atual Mercado das Flores. Na década de 1960, o costume espalha-se para o sul do país, sendo em 1962 fundada a primeira pastelaria da cidade de Maringá, espalhando-se o costume para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina durante a década de 1970, quando se cria a primeira pastelaria de Blumenau. Deixando a história um pouquinho de lado, vamos agora pra receita do pastel caseiro.

1. Ingredientes.

- 500 g de farinha de trigo.

- 200 ml de água morna.

- 1 colher (sobremesa) de sal.

- 1 colher (sopa) de óleo.

- 1 colher (sopa) de aguardente.

- Óleo para fritar.

- Recheios variados.

2. Modo de preparo. Aqueça a água e junte o sal. Misture e reserve. Coloque a farinha, o óleo e a aguardente em um recipiente. Misture. Junte, aos poucos, a água morna reservada. Em seguida, mexa com as mãos. Sove sobre uma superfície lisa. Deixe descansar por aproximadamente 10 minutos. Abra com o rolo. Coloque o recheio. Feche e pressione as laterais com a ponta de um garfo. Frite em óleo quente.