Como Fazer para Prevenir um Aneurisma

Um aneurisma é uma protuberância na parede de um vaso sanguíneo provocada pelo enfraquecimento da parede do vaso. Os aneurismas podem ocorrer em qualquer vaso sanguíneo, mas os aneurismas mais perigosos são aqueles que se formam na aorta ou das artérias no cérebro. Rupturas nos vasos podem levar à morte até a metade do tempo que eles ocorrem. Os aneurismas são muitas vezes difíceis de detectar até que se rompem, e igualmente difícil de evitar, mas existem passos que você pode tomar para ajudar a evitar um aneurisma.

1. Pare de fumar. Além de aumentar o risco de desenvolver enfisema e câncer de pulmão, o tabagismo também aumenta suas chances de desenvolver um aneurisma. Você pode precisar da ajuda de seu médico para encontrar o programa certo para ajudar você a parar de fumar. Além disso, evite se expor ao fumo passivo. Se você se encaixa no perfil de risco, evite áreas internas que permitem fumar.

2. Modere a bebida. Beber muito álcool também pode enfraquecer as paredes dos vasos sanguíneos, aumentando a possibilidade de desenvolver um aneurisma. Se você tiver outros problemas relacionados com o consumo excessivo, pode ser necessário parar completamente.

3. Use medicamentos corretamente. O abuso de drogas, prescritas ou não, pode levar à inflamação nos vasos sanguíneos e formação de aneurismas. Usuários habituais de cocaína e anfetaminas são particularmente suscetíveis ao desenvolvimento de aneurismas cerebrais.

4. Adote uma dieta saudável. Escolha uma dieta com uma variedade de frutas, legumes, cereais integrais, carne magra e fontes de proteína. Evite excesso de gorduras, colesterol, sódio e açúcar. Comer pequenas porções, ou começar a preparar mais de suas próprias refeições para ter mais controle sobre as suas porções. Considere comer várias pequenas refeições ao longo do dia, em vez de duas ou três grandes.

5. Exercite-se regularmente. Mantenha uma boa saúde cardio e faça algum treinamento de força para manter um peso corporal saudável e físico. Exercitar-se pelo menos 30 minutos todos os dias vai ajudar a evitar um aneurisma ou impedir de se romper. O seu médico pode recomendar exercícios adequados para você, se você quer começar.

6. Monitore sua saúde em geral. Os fatores chave para evitar um aneurisma ou prevenir uma ruptura incluem monitoramento do seu peso, colesterol, glicemia e pressão arterial. Agendamento de consultas médicas regulares e ficar em cima de sua saúde é a melhor maneira de evitar aneurismas completamente.