Como Fazer para Ensinar uma Criança a Ler

Como Fazer para Ensinar uma Criança a LerLer é muito bom, e quando essa prática é realizada desde de criança se torna melhor ainda, além disso, é obrigatório por lei que crianças estejam na escola. Entretanto existem aqueles pais que desejam acompanhar, ou até mesmo adiantar a leitura da criança antes da mesma entrar na escola. Saiba como fazer para ensinar uma criança a ler.

1. Seja um leitor.

Ensinar a ler é uma grande tarefa, e crianças seguem muito o exemplo dos alunos, então se deseja ensinar alguma  a ler, é necessário ser antes um leitor também, para que ela possa observar essa prática.

2. Ensine as vogais e consoantes.

Ensine primeiro as vogais  e consoantes e seus respectivos sons. E bom começar com o as letras que estão presentes no nome dela, utilize representações gráficas dessas letras, além de ensinar seus sons também.

3. Utilize jogos e atividades dinâmicas.

Utilize jogos e atividades dinâmicas para a criança, assim ela poderá aprender de forma mais dinâmica, na hora de ensinar as letras, ensine primeiro as de forma minúscula. Utilize músicas também.

4. Utilize rótulos.

Rótulos são também uma ótima forma de ensinar a criança a ler, pois através da representação de imagens é possível assimilar com as letras.

5. Não force muito a criança.

Não force nem exige muito da criança, é necessário deixar o processo natural dela com assimilação das letras, força-la pode bloqueá-la a aprender.

6. Não se preocupe muito com a gramática.

Não é necessário se preocupar muito com a gramática nesse momento, principalmente se a criança estiver na faixa etária de idade entre 4 ou 5 anos. Isso pode ser ensinado posteriormente, o mais importante é que ela consiga reconhecer as letras e os sons.

7. Ensine-o a ler e a escrever ao mesmo tempo.

Ensine a criança a ler e a escrever ao mesmo tempo,ela aprende a ler mais rápido e com mais facilidade se aprender a escrever ao mesmo tempo. A memorização das letras, juntamente com o ato de ouvir os sons e de vê-las na forma escrita, vai reforçar o aprendizado.

8. Utilize literatura infantil.

Utilize literatura infantil por conter um vocabulário mais voltado para o público infantil. Estimule também a criança a ter acesso a esses livros, mesmo que ela não saiba ler ainda, assim ela já vai começar a ter contato com as letras.

Ensinar uma criança a ler pode até ser trabalhoso, mais o resultado é gratificante.