Como Fazer Papel Timbrado

Como Fazer Papel TimbradoO papel timbrado é uma folha com o logotipo de uma empresa em forma de marca d’água para a utilização como cartas comerciais, criando a comunicação entre empresas. O papel timbrado faz parte da identidade visual da empresa, e faz parte do material institucional previsto por ela para apresentar o padrão de utilização da marca, por isso, é muito importante saber como fazer um papel timbrado caso a empresa solicite e não tenha um design próprio para fazê-lo. Confira algumas dicas e veja como é fácil fazer um papel timbrado no programa Word 2007:

1. Insira um cabeçalho: Com o programa aberto, você deve inserir um cabeçalho clicando na aba superior “Inserir” e depois clicar em Cabeçalho, no quadro central do menu. Você pode escolher e clicar na primeira opção, “Em branco”.

2. Borda é opcional: Você pode colocar ou não uma borda. Para fazer uma, clique na aba “Layout da página” e depois em “Bordas de página”. No quadro que abrir, escolha a opção que desejar e ajuste o estilo, cor e largura.

3. O logotipo é o principal: Volte a clicar no cabeçalho para inserir o logotipo, que deve estar em formato Imagem. Para ficar mais fácil o alinhamento, insira uma “Forma” e abra um retângulo dentro do cabeçalho, e insira a imagem dentro dele.

4. Tire as bordas da Forma: A forma estará com uma borda, que deve desaparecer. Para isso, selecione a forma, depois clique com o botão direito e em seguida em “Formatar AutoForma”. Na seção “Cor”, escolha a opção “sem cores” e dê ok.

5. Insira informações em texto: Para adicionar alguma informação além do logotipo, insira uma caixa de texto e coloque apenas o necessário, como o slogan ou o site da empresa, por exemplo.

6. Tire as bordas mais uma vez: Lembre-se de tirar a cor da borda da caixa de texto também. As palavras devem estar dispostas em branco no cabeçalho.

7. Rodapé: Agora é a vez do rodapé. Leve as informações principais colocadas no topo para a parte de baixo (site da empresa) e acrescente o endereço completo da empresa, com telefones de contato e e-mails principais.

8. Insira uma marca d’água: Em “Layout da página” clique em “Marca d’água”. Vá em “Personalizar marca d’água”, selecione “Marca d’água de texto” e insira o texto no espaço caso não seja nenhuma das opções que o Word oferece.

9. Logotipo como marca d’água: Na mesma janela de personalização da marca d’água, você pode inserir apenas o logotipo.

Siga as dicas acima e capriche no papel timbrado para sua empresa.