Como Fazer Papel Machê

Como Fazer Papel Machê

Papel machê é uma forma rápida e muito fácil de fazer usando papel de jornal. Criar objetos com papel machê é diversão para toda a família, um divertimento criativo durante os feriados, férias, e dias chuvosos quando não há nada melhor do que você dentro de casa.

Papel machê é barato, você pode fazer verdadeiras peças de decoração com ajuda de pintura (guache) e gesso, e não elas realmente não ficam muito diferentes de peças de cerâmica vitrificada!

Abaixo, você verá como é fácil fazer papel machê.

Material necessário:

  • Meio balde de folhas de jornal cortadas em tiras bem finas
  • 4 colheres de sopa de cola branca para artesanato
  • 2 colheres de sopa de gesso
  • 1 colher de sopa de vinagre
  • Liquidificado ou batedor de ovos
  • Peneira

Como preparar o papel:

1. Coloque o jornal de molho – Encha com água o balde com as tiras de folhas de jornal até que as tiras fiquem completamente submersas. Deixe de molho por 24 horas.

2. Cozinhe o jornal – Transfira a água e as tiras de jornal do balde para uma panela. Leve ao fogo e deixe “cozinhar” por 30 minutos. Depois deixe esfriar até que a água fique morna.

3. Bata o papel – Coloque as tiras cozidas com um pouco de água no liquidificador e bate até forma uma papa, ou use o batedor de ovos.

4. Esprema o papel cozido – Escorra a água em uma peneira fina. Esprema bem as tiras de jornal até que remover o máximo possível de água. Você precisa obter uma mistura com uma consistência que seja fácil de moldar. Não deve ser muito molhada nem muito dura! Depois coloque as tiras em uma vasilha e deixe esfriar.

5. Dê consistência ao papel – Adicione o gesso e misture bem. Adicione a cola e o vinagre e misture até obter uma mistura homogênea. Se a mistura ficar muito dura pulverize um pouco de água ou adicionar mais cola. Amasse bem. A mistura agora está pronta para ser usada.

Comece por criar objetos fáceis como um porta bijuterias. Molde o papel machê envolta de uma tigela pequena de sobremesa (de plástico de preferência), coloque a tigela de boca para baixo quando envolvê-la. Remova a tigela do papel machê, cuidadosamente! Molde as bordas do molde de papel levemente para dentro e deixe o papel secar. Coloque a tigela de plástico de boca pra cima, e com uma porção de papel machê molde a parte superior envolvendo apenas o suficiente para fazer a tampa do porta bijuterias. Depois que as duas peças estiverem bem secas, você pode pintá-las usando tinta guache.