Como Fazer Pão Francês

Como Fazer Pão FrancêsO pão francês é a base dos lanches do brasileiro. Quem nunca comeu aquele pão quentinho com manteiga, ao ponto da manteiga derreter dentro dele. É uma delícia não é mesmo? Mesmo a manteiga sendo o principal recheio, um bom pão francês fica bom com quase tudo, desde o pão com carne que sobrou do jantar ao pão com ricota e tomate seco para os vegetarianos, tudo cai bem com um pãozinho francês.

Por incrível que pareça o pão francês é brasileiro e surgiu no inicio do século XX. Falamos que ele surgiu no século XX porque anteriormente, até o final do XIX, o pão brasileiro era mais diferente, com casca e miolo escuro. O nome “pão francês” é devido um pão parecido que era feito em paris, um antecessor da baguete e segundo a história, ele teria surgido para atender uma encomenda de brasileiros ricos que voltavam da Europa e tentavam reproduzir o pão que encontraram lá, descrevendo aos seus cozinheiros como era. Das tentativas surgiu o pão francês brasileiro. Agora vamos fazer pão francês em casa?

1.Primeiro separe os ingredientes:

  • ½ quilo de farinha de trigo
  • 15 g de fermento para pão
  • 15 g de sal
  • 20 g de açúcar
  • 1colher (sopa) se margarina.

2. Dilua o fermento na água morna com o açúcar. Misture a xícara de água morna com o fermento na tigela pequena. Deixe assentar 10 minutos ou até que ela se torne espumosa.


3. Em uma tigela grande, misture o ½ quilo de farinha de trigo, fermento e sal
. Junte o açúcar e o fermento diluído na água quente, e bata até misturar bem usando uma batedeira com um gancho de massa. Usando uma colher de pau, misture o máximo de farinha restante que puder.

Como Fazer Pão Francês

4.  Amasse a massa em uma superfície levemente enfarinhada, para fazer uma massa dura, mas ao mesmo tempo lisa e elástica. Sove a massa durante cerca de 8 a 10 minutos no total. Forma em uma bola. Coloque a massa em uma tigela untada, e vire uma vez. Cubra e deixe crescer em local aquecido até dobrar de tamanho.

5. Forme o pão. Faça o pão do tamanho que você quiser. Retire pequenas bolas e dê o formato que quiser e coloque em um tabuleiro untado.

6. Deixe descansar por mais uma hora.

7. Pincele os pães com água e por fim coloque-os no forno. Deixe assar por 40 minutos.