Como Fazer Panos de Prato Bordados

Como Fazer Panos de Prato BordadosUm simples pano de prato bordado é capaz de deixar sua cozinha bem mais bonita. Se você pretende deixa-la com este detalhe a mais, aprenda a bordar seus panos de prato. É uma tarefa fácil e tudo o que você precisa é linha, agulha e um tempo disponível. Você poderá abusar da criatividade fazendo diferentes motivos e acabamentos, além de ser uma ótima maneira de distrair a mente e relaxar. Bordar é uma verdadeira terapia! Poderá também, após ter o seu bordado pronto, finalizar o pano de prato com barras coloridas e de crochê. Veja aqui, como fazer panos de prato bordados.

1. Escolha o pano de prato. Para fazer panos de prato bordados a ponto cruz, ou com outro tipo de ponto, a preferencia é de panos que já tenham uma barra aplicada de étamine ou cânhamo. São fáceis de encontrar em lojas de artigos para o lar ou em armarinhos. Caso queira aproveitar alguns que você já tenha em casa, poderá comprar apenas a étamine e costurar diretamente sobre o pano de prato. Dessa maneira, você tem duas opções: Bordar diretamente sobre a étamine e fazer a aplicação no pano de prato, ou bordar sobre o pano juntando os dois tecidos.

2. Escolha o motivo. São inúmeras as opções de bordados para a cozinha. Passarinhos, frutas, legumes, flores, etc. Existem revistas muito baratas, que você poderá encontrar em bancas de jornal, que possuem diferentes tipos de motivos de bordados em ponto cruz. Siga as instruções da revista e faça os modelos conforme o grau de dificuldade indicado na legenda e sua habilidade.  Poderá também bordar nomes e os dias da semana em cada pano de prato. Deixe a imaginação fluir e use sua criatividade.

3. Faça alguns acabamentos. Finalizado o bordado, seu pano de prato deixou de ser um simples enxuga pratos e já passou a ser um detalhe a mais para a sua cozinha. Porém, poderá incrementa-lo mais. Se você tem habilidade com outras formas de costura, faça acabamentos ao redor do pano com pequenos biquinhos de crochê, ou barras frisadas abaixo do bordado com tecidos coloridos ou estampados. Esta também é uma boa sugestão para presentear uma amiga.