Como Fazer Ovos Cozidos

Como Fazer Ovos CozidosCozinhar um ovo pode parecer uma tarefa simples para algumas pessoas, porém muitas ainda têm certas duvidas, e este artigo foi feito para esclarecer todas as etapas que envolvem o cozimento de um ovo.

1. Escolha seus ovos. Coloque os ovos em uma bacia com água e sal, se o ovo afundar isso significa que ele está fresco e bom, se ele flutuar, ele provavelmente está ruim e deve ser descartado. Coloque os ovos bons delicadamente em uma panela vazia. Certifique-se de ser delicado para evitar quebrar o ovo. Também não coloque mais do que quatro ovos na mesma panela, muitos ovos juntos tendem a estourar. Se acidentalmente algum ovo se quebrar, adicione sal e/ou vinagre à água. Isto pode ajudar as proteínas do ovo a coagularem mais rapidamente, ligando assim as fissuras na casca.

2. Encha a panela com bastante água fria da torneira até cobrir os ovos completamente. Deve haver pelo menos 3 cm de água acima deles. Embora isso aumente o tempo de cozimento, é indispensável que se use água fria. Da mesma forma, não coloque os ovos frios em uma panela de água quente, isso faz com que as cascas se rachem imediatamente. Coloque a panela no fogão e ligue. Cozinhe os ovos em fogo médio, se ebulição for muito intensa os ovos podem pular e quebrar.

3. Adicione uma pitada de sal à água. Isso fará com que os ovos fiquem mais fáceis de descascar, pois, como mencionado anteriormente, as proteínas coagulam e firmam, facilitando o branco da clara e se separar da casca.

4. Tampe sua panela e deixe em média 8 minutos. Assim que a água ferver, desligue o fogo, mas mantenha a panela no fogão quente. Não retire a tampa. Deixe os ovos na água quente por dez ou quinze minutos.

5. Pare o processo de cozimento. Após o tempo na água, retire seus ovos e os coloque em água fria corrente ou em uma tigela de água gelada. Depois disso reserve ou coloque na geladeira (a refrigeração dos ovos ajuda a separar a casca do ovo).

6. Descasque os ovos. É mais fácil descascá-los sob a água corrente e fria. Bata o ovo em uma superfície plana para quebrar a casca um pouco antes de descascar. Inicia a descamação pela extremidade mais grossa do ovo. Depois de quebrar a casca, não se esqueça de pegar a membrana sob a casca também. Isso fará com que descasque muito mais fácil. Coma no prazo de até 3 dias.