Como fazer Organograma

Como fazer OrganogramaDentro de uma instituição ou empresa existem diversas regras pré estabelecidas que envolvem diversas áreas e segmentos . Mas para que essas regras existam , ou pelo menos estejam claras e organizadas ,essas empresas e instituições utilizam o organograma. O organograma foi criado por David C. McCallum,no ano de 1856. O organograma tem algumas finalidades e nós vamos te orientar e também dar dicas de como fazer organograma.

1. Conhecendo o organograma. O organograma tem por finalidade mostrar as relações de hierarquia dentro de uma empresa. Mostra também a distribuição dos cargos , funções ,setores e a comunicação entre eles. A utilização especifica do organograma também pode variar segundo o seu tipo . Alguns deles são :

  • Organograma clássico – também chamado de organograma vertical , é usado para representar claramente a hierarquia dentro da empresa. Esse tipo de organograma é também o mais utilizado
  • Organograma Radial – sua utilização é dada para mostrar o trabalho em grupo dentro das empresas,sem a preocupação da hierarquia. É mais utilizado em intuições e empresas modernas.
  • Organograma Informativo – esse tipo de organograma apresenta os mais diversos tipos de informações relacionadas a cada setor organizacional da empresa.
  • Organograma Funcional – é parecido com o organograma clássico , mas ao invés de destacar as relações hierárquicas , representa as relações funcionais da empresa.

Esses são alguns dos tipos mais utilizados de organograma. Cada um deles terá características diversas na sua construção além das suas respectivas finalidades.

2.Fazendo o organograma no Word. Usando o Microsoft Office Word 2007 você poderá fazer seus organogramas. Primeiramente você deverá abrir o Word , ir na guia ‘ INSERIR’ , localizadas no grupo de ilustrações , e clique em SmartArt. Em seguida escolha a opção Hierarquia e entre os desenhos que irão aparecer procure por ‘Organograma’ e clique em OK. Depois disso você deverá editar o seu texto de acordo com as informações que você possuir. E alternar o formato e as cores do seu organograma com as configurações do painel do Word.

Essas foram algumas dicas de como fazer um organograma.