Como Fazer o Resumo De Um Livro

Como Fazer o Resumo De Um LivroLer é uma atividade que traz muitos benefícios, independente se a leitura é por opção e diversão ou obrigatória para a escola, a faculdade ou algum concurso. Enriquece seu vocabulário, amplia seu conhecimento e te permite pensar e refletir mais sobre as coisas e acontecimentos a sua volta. Se lhe foi imposto a leitura obrigatória de um livro, aprenda como resumi-lo e fixar ainda mais suas ideias.

1. Lembre-se de fazer anotações. Sempre que estiver lendo, tenha por perto um objeto para anotação e uma caneta para fazer observações ao longo da leitura. Dessa forma o conteúdo fixará rapidamente e vai ficar mais fácil para fazer o resumo do livro depois.

2. Destaque pontos importantes. Durante a leitura destaque, no próprio livro, as ideias principais defendidas pelo autor, citações, frases e pensamentos que possam te ajudar ao final quando for resumir.

3. Exponha suas ideias. Durante a leitura, ao final de cada página ou capítulo, procure fazer uma síntese com suas palavras sobre o que foi falado. Ao final ficará mais fácil juntar as ideias e montar o resumo. Mas lembre-se de que resumo é a síntese das ideias do autor do livro, não é opinativo, portanto não é permitido expor suas opiniões a respeito.

4. Baseie-se na sinopse. Antes de começar a ler o livro leia a sinopse dele e entenda sobre o que é a história ou o conteúdo que ele aborda, se for o caso, se inspire nela para começar o seu resumo.

Resumir um livro é um ato que exige muita paciência e dedicação, pois são várias páginas, várias ideias, vários desfechos, no caso de histórias literárias. Mas é um trabalho que depois lhe proporciona uma bagagem de conhecimento muito significante. Resumindo o livro você o estará estudando e nunca mais irá esquecer seu conteúdo.