Como Fazer o Cartão do SUS

Como Fazer o Cartão do SUSO SUS, Sistema Unido de Saúde é um serviço gratuito criado pelo governo para atender a população em prontos socorros ou para tratamentos de determinadas doenças.

É importante que todas as pessoas que não tenham condições de pagar por um hospital particular ou mesmo um plano de saúde adequado façam o cartão do SUS. Qualquer pessoa que seja usuária do serviço poderá ser atendida em qualquer lugar do país.

Por esses e outros motivos é que o Como Fazer pensou em quem necessita usar o serviço e não sabe como fazer a carteirinha do SUS. Siga as dicas do Como Fazer e cuide mais da sua saúde.

1. Primeiro de tudo, você não precisa se preocupar com dinheiro, pois além de o serviço ser gratuito, o fornecimento do cartão também não tem nenhum custo.

2. O cadastro do usuário no SUS pode ser feito em hospitais, clínicas e postos de saúde, além de locais escolhidos pela secretaria municipal de saúde, mediante a apresentação de RG, CPF, certidão de nascimento ou de casamento.

3. É importante levar os documentos e fazer a carteirinhA, pois ela facilita o processo de agendamento de consultas e exames no SUS, além de garantir o seu acesso gratuito aos medicamentos

4. Quando você estiver com o cartão do SUS em mãos e precisar de um atendimento emergencial ou específico, é só ir a uma unidade de saúde, hospital ou postos, apresentar o seu cadastro e receber o serviço sem qualquer custo.

É fundamental para a saúde de qualquer cidadão ter uma carteirinha que permita o seu acesso à saúde. Além de ser um direito de qualquer pessoa, é um dever do governo oferecer esse tipo de serviço sem qualquer preço para o usuário. Siga o passo a passo mostrado neste artigo. Se tiver qualquer dúvida sobre os serviços do SUS, acesse o site do Ministério da Saúde ou mesmo pergunte a um agente em uma unidade próxima de você.