Como Fazer Nota Fiscal

Como Fazer Nota FiscalO documento fiscal ,mais conhecido como nota fiscal , tem por finalidade o registro de todo tipo de transferência de bens ou serviços prestados de forma comercial por uma pessoa física ou jurídica para uma pessoa também física ou jurídica. A não utilização da nota fiscal implica em crime de sonegação fiscal,pois ela é essencial para o recolhimento dos impostos . Atualmente a nota fiscal eletrônica é a mais utilizada,e há um projeto para a implementação total da nota fiscal eletrônica nas transações no país. Mas como emiti – lá? Nós vamos te dar dicas de como fazer nota fiscal.

1. Converse com seu contador.  Sendo pessoa jurídica você precisará de ajuda especifica para a emissão da nota fiscal , pois apesar de um procedimento simples , implica em vários fatores burocráticos que devem ser corretamente seguidos. O seu contador irá te auxiliar em todo o processo.

2. Se você é pessoa física . No caso das pessoas físicas o procedimento para a emissão da nota fiscal será um tanto trabalhoso . A pessoa física só poderá emitir nota fiscal avulsa . Em primeiro lugar a pessoa física deverá possuir um registro como ‘Profissional liberal ‘ (autônomo) na Prefeitura da sua localidade, e você também deverá pagar uma taxa após a sua inscrição como Profissional autônomo . Observe também que a legislação a respeito da nota fiscal avulsa é diferenciada para cada município . Por isso se informe corretamente com o órgão responsável por isso na prefeitura da sua cidade. Mesmo sendo uma nota fiscal avulso para pessoas físicas , os impostos ainda são acrescentados e você deverá paga-los. A maneira mais popular de se emitir notas ficais como pessoa física é através dos talões de notas fiscais de série A . De todo modo , mesmo não sendo pessoa jurídica , pode ser relevante conversar com um contador ou algum amigo que entendo do assunto e saiba exatamente da legislação na sua região .

Essas foram dicas de como fazer nota fiscal. E lembre-se sempre de agir de acordo com os requisitos da lei e normalizar a sua situação ou manter-lá sempre conforme a legislação.