Como Fazer Nhoque Caseiro

Como Fazer Nhoque CaseiroMuitas pessoas adoram comer aquela comida fresca e caseira. É muito bom quando comemos uma refeição bem preparada e bem temperada. Como bons brasileiros gostamos de pratos típicos do mundo todo. Mas uma das cozinhas mais presentes em nosso dia-a-dia é a italiana. Um prato italiano, típico de domingo para alguns, é um suculento Gnochi ( nhoque).

A maioria de nós já compra a massa no nhoque pronta, por ser mais prática e rápida. Porém, essas massas prontas, em geral, contém substâncias que as ajudam a ser armazenas por mais tempo, além de conterem farinha demais em suas massas. O verdadeiro nhoque tem aquele gosto de batata tão conhecido de todos nós.

Para você que nunca teve a oportunidade de comer um verdadeiro nhoque de batata, ou que quer se aventurar no mundo da cozinha italiana pela primeira vez, aqui vai uma receita simples e gostosa para comer com a família e amigos, tornando nosso momento com eles ainda mais deliciosos.

Ingredientes:

1 ovo

1 kg de batata

600g de farinha

Sal a gosto

1 colher(sopa) de fermento biológico

Modo de preparo:

  1. Coloque as batatas com a casca na panela de pressão, encha a panela de pressão com água até que as batatas estejam cobertas por água. Deixe-as ferver até atingirem o ponto de purê. Se você não sabe qual é esse ponto de purê, é só deixar por cerca de 30 minutos, abra a panela de pressão e perceba se a batata está com uma consistência mole. Para facilitar, corte as batatas grandes em dois pedaços antes de colocar na panela.
  2. Quando as batatas estivem prontas, coloque sua panela de pressão em baixo da torneira e, com a ajuda da água fria, tire as cascas da batata e coloque as batatas em um recipiente grande. Você também pode colocar farinha em uma mesa e por as batatas lá. Passe suas mãos em um pouco de farinha e comece a amassar as batatas com as mãos, até elas virarem uma massa bem uniforme, sem pedaços inteiros.
  3. Coloque o ovo e misture a massa com as mãos.
  4. Aos poucos vá acrescentando a farinha à batata. Tente perceber quando a massa ficar mais consistente. Cuidado para não colocar muita farinha e deixar a massa farinhenta. Você não vai utilizar toda a farinha pedida na receita, mas tenha essa quantidade para caso algo dê errado dê para consertar a massa.
  5. Acrescente o sal e tente perceber se está boa a massa.
  6. Coloque uma panela de água para ferver com uma colher (de sopa) de óleo.
  7. Com a massa faça vários rolinhos e corte os rolinhos formando um pequeno retângulo.
  8. Coloque uns três nhoques na água e espere eles subirem, ficarem boiando na superfície da água. Retire-os da panela e veja se ficaram bons antes de colocarem os outros. Se esse se dissolver, junte toda a massa e acrescente mais farinha.

Depois de ter feito o seu delicioso nhoque caseiro de batata, acrescente o molhe que quiser e Bom Apetite!