Como fazer Mussarela

Como fazer MussarelaQueijos mussarela são deliciosos e ótimos acompanhamentos para pães também, além de poder ser usado em receitas de pizza e muitas outras. No entanto, o queijo fabricado por padarias está cada vez mais caro e para isso, fazer o queijo em sua própria casa pode ser uma boa opção para quem quer economizar um dinheiro e adquirir um produto de qualidade. Além disso, a receita do queijo caseiro sempre deixa o queijo uma delícia! Então vista o avental e já pra cozinha! Vamos fazer queijo Mussarela. Basta seguir essa nova guia que o Como Fazer preparou para você.

1.     Reúna os ingredientes necessários para o preparo de seu queijo mussarela – E para isso, tudo o que você vai precisar é de:

  • Um (1) termômetro para laticínios;
  • Uma (1) tela refratária;
  • Um mililitro (1 ml) de coagulante. – Preferencialmente da marca Quimase. Este você deve dissolver em três (3) colheres de água filtrada e sem cloro;
  • Um (1) envelope de fermento – Preferencialmente usar o Fermento para Mussarela Mágica;
  • Três mililitros (3 ml) da solução de cloreto de cálcio
  • Cinco (5) litros de leite pasteurizado – Você deve preparar com leite em saquinho, que seja do tipo “C” ou do tipo “B”;

2.     Despeje o leite gelado na panela – A ele, você deve juntar o fermento (diluído em duzentos ml de água filtrada. Você deve sempre se lembrar de que não pode ter cloro na água, pois o gosto pode passar para o queijo). Misture ambos devagar e leve ao fogo baixo, com a tela refratária.  Continue a mexer.
3.     Use o termômetro para medir a temperatura do leite – Quando ele atingir a temperatura de 30°C, apague o fogo e adicione o restante dos ingredientes com muito cuidado para não se queimar e misture bem.
4.     Agora deixe o leite em repouso – Por um período de 15 a 20 minutos e quando estiver coalhada você deve corta-la.
5.      Corte a coalhada – Em cortes cruzados e bem pequenos pela extensão da panela e deixe repousar por cinco minutos. Você deve reparar se houve formação de um soro esverdeado. Se sim, fique feliz! Está correndo tudo bem, faz parte do processo. Depois de cinco minutos volte a mexer tudo por dez minutos.
6.     Ligue o fogo novamente – E monitore com o termômetro até que a massa e o soro cheguem a 40°C e então apague o fogo novamente e continue mexendo.
7.     Separe o soro da massa – E  então aperte com cuidado a massa que se formou.
8.     Agora aqueça dois (2) litros de água – Até atingir a temperatura de 75°C e reserve. Adicione à massa 700 ml da água e reserve o resto. Use então uma escumadeira para comprimir toda a massa.
9.     Agora vá moldando a massa ao seu modo
10.   Agora é preciso salga-la – Depois de moldar, os queijos devem ser salgados com água e sal na seguinte proporção: 1 litro de água filtrada + 250 g de sal refinado + 1 colher de sopa de cloreto de cálcio (esta salmoura pode ser levada ao fogo para melhor dissolução do sal e depois resfriada para que os queijos possam ser salgados).

Salgar por 15 minutos escorrer o excesso de salmoura.