Como Fazer Monografia Passo a Passo

Como Fazer Monografia Passo a PassoTodo mundo sonha em entrar na faculdade e depois que entra todo mundo sonha com o dia que vai sair de lá. Só que para os cursos de graduação existe ainda, além das provas, uma última barreira, uma que tira o sono, o sossego e o juízo dos estudantes, uma coisinha chamada monografia.

A monografia nada mais é que um trabalho de pesquisa onde o aluno investiga cientificamente sobre determinado tema, valendo-se de conhecimentos científicos. Se você é estudante e não sabe bem como fazer sua monografia, a gente ensina.

  1. 1.     A estética da sua monografia – É um trabalho universitário e você não vai fazer garatujo à mão, acredito que isso nem tenha passado pela sua cabeça. Então, a primeira coisa a fazer é abrir o Word e escolher a fonte e o tamanho das letras. Pelo amor do pai, use sempre a cor preta para a fonte.
  2. 2.     Primeiro vem a capa – Faça uma capa decente, digna de um universitário com o seu nome e o da universidade, além de apontar o seu orientador, além de um pequeno título, faça tudo não só na capa, mas também no trabalho segundo as normas da ABNT.
  3. 3.     A introdução da sua monografia – Não é hora para muitas citações. A introdução deve conter um texto original seu que explique um pouco sobre o tema abordado e o objetivo da pesquisa. Procure dar sempre um toque seu ao texto, para deixa-lo com a sua cara e deixar bem claro a sua posição quanto ao tema abordado.
  4. 4.     Desenvolvendo o tema – Agora é a hora que o bicho pega! Muitas pessoas, principalmente aquelas que não têm costume de escrever têm dificuldade em desenvolver um tema. Para facilitar, procure dividir em capítulos, isso vai ajudar com que você não se perca e use citações sobre as quais você se baseia pra defender seu trabalho, mas sempre que usar citações, coloque também o nome do autor da frase, nunca esqueça de “dar as devidas aspas” a quem disse uma frase. Isso é muito importante.
  5. 5.     A conclusão do trabalho – Agora que você já terminou o desenvolvimento, dê uma conclusão à obra, dizendo o que se conclui de toda a sua base argumentativa.

6.     Referências bibliográficas – Para fechar sua monografia, coloque as referências bibliográficas que você teve.