Como Fazer Molho de Tomates Frescos

Como Fazer Molho de Tomates FrescosFazer molho de tomate caseiro usando tomates frescos pode animar qualquer refeição. Também é saudável, porque não existem conservantes e que você não corre o risco de ingerir um produto que ficou na prateleira de um supermercado por uma quantidade desconhecida de tempo. Estas são algumas dicas e sugestões para ajudar você a fazer o molho de tomate a partir de tomates frescos que você cultiva no seu jardim ou mesmo comprados em feiras.

1. Coloque um pouco de água em uma panela grande para ferver. A quantidade de água não tem uma medida exata, o importante é que ela cubra os tomates. Coloque a panela em fogo alto e espere ferver.

2. Adicione os tomates e deixe-os ferver entre 30 segundos a um minuto. Tire-os e imediatamente mergulhe-os em uma tigela de água com gelo. Ferver os tomates em água quente e colocá-los em um banho de gelo vai fazer com as peles sejam mais fáceis de descascar. Você também pode tirar a pele usando um descascador, mas este método é o mais fácil.

3. Retire os tomates do banho de gelo e remova as peles e as sementes. Esprema o excesso de água dos tomates e escorra. Se não escorrer e espremer os tomates, você terá um molho aguado, em vez de um molho espesso.

4. Coloque mais um pouco de água na panela que ferveu os tomates. Dentro dela coloque 2 xícaras de cenouras em cubos, salsão e cebola e coloque sobre fogo médio. Deixe os legumes ferverem até que estejam ligeiramente cozidos, em seguida, adicione os tomates. Não há necessidade de adicionar mais água porque quando você adicionar os tomates eles perderão a água que não foi escoada anteriormente.

5. Cozinhe em fogo médio e mexa a cada poucos minutos para evitar que os tomates grudem no fundo da panela. Como o cozimento dos tomates, eles vão se desfazer e criar um molho espesso. Se o molho ficar grosso demais, adicione uma xícara de água e mexa. Deixe o molho ferver por meia hora. Adicionar temperos a gosto.

Dicas:

Se você quiser um sabor diferente, tente assar os tomates com vários dentes de alho e legumes em cubos em uma assadeira grande por 20 minutos a 350 graus ou até que os tomates sejam destruídos. Despeje na panela e mexa para terminar de desfazer os tomates e misturar os ingredientes. Este molho é um bom acompanhamento para massas e pode ser usado em lasanha ou como o molho de pizza.